Dicas para fazer da sapateira um espaço bonito e organizado

Versáteis e funcionais, as sapateiras têm o poder de dar uma nova cara ao cômodo. Mas será que você sabe deixá-la sempre bonita e organizada?

Sapateira organizada Sapateira e armários da Celmar em projeto das arquitetas Barbara Rossi, Amanda Bertinotti, Gabriela Hipólito e Juliana Flauzino.

Sapateira e armários da Celmar em projeto das arquitetas Barbara Rossi, Amanda Bertinotti, Gabriela Hipólito e Juliana Flauzino. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Deixar os sapatos sempre organizados pode ser uma missão difícil até para quem possui uma sapateira no quarto. Ela é bastante recomendada por organizadores profissionais para separar os calçados das roupas do dia a dia, sem mencionar que é muito mais bonito e prático contar com esse móvel do que simplesmente se deparar com sapatos largados pelos cantos da casa.

Versátil e funcional, uma sapateira pode ser criada com diversas peças, desde um simples organizador de guarda-roupas a prateleiras, nichos e soluções de marcenaria planejada. O móvel também pode ser utilizado por quem possui um quarto pequeno, afinal, até mesmo a área livre debaixo da cama pode ser adaptada para receber a peça.

Sapateira organizada Detalhe do apartamento do arquiteto Marcelo Alvarenga projetado por ele, no edifício JK. Duas sapateiras embutidas na base da cama ajudam a aproveitar o espaço disponível no quarto.

Detalhe do apartamento do arquiteto Marcelo Alvarenga projetado por ele, no edifício JK. Duas sapateiras embutidas na base da cama ajudam a aproveitar o espaço disponível no quarto. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

LEIA MAIS: 8 formas de organizar o quarto sem usar armários e guarda-roupas

Mas se o espaço disponível em casa definitivamente não é um problema, aproveite para criar o cantinho perfeito para abrigar seus calçados, de acordo com a decoração que mais lhe agrada. Só não se esqueça de deixá-la sempre em ordem, ou você acabará tropeçando em algum par de chinelo perdido pelo quarto. Confira algumas dicas de organização:

1. Defina limites

Olhe para o quarto e verifique quanto espaço livre há nele. Você pode ter uma área que comporte 30 pares, logo, este deverá ser o seu limite. Essa analise será fundamental para evitar que alguma peça fique de fora da organização e contribua para a bagunça visual do ambiente. E nós sabemos que você não vai querer isso.

Sapateira organizada Sapateira em estante estilo industrial

Sapateira em estante estilo industrial (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

2. Desapegue

Depois que o limite já foi estabalecido, talvez seja necessário abrir mão de algumas coisas para não ultrapassá-lo. Essa é uma boa hora para doar aquela sandália que você nem lembrava que tinha e daquele salto alto que sempre te machuca. Desapegue!

3. Organize

Agora que você já determinou quais pares ficam ou serão doados, organize-os nos lugares certos. Chinelos e sandálias, por exemplo, podem ser armazenados em uma caixa externa à sapateira, enquanto os saltos ocupam alguma das prateleiras da sapateira. Preste atenção em qual posição você irá guardá-los, para evitar que o solado de uma peça suje a outra.

Sapateira organizada Sapateira projetada pela designer de interiores Mayra Navarro

Sapateira projetada pela designer de interiores Mayra Navarro (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

4. Mantenha

Antes de guardar algum calçado, remova a sujeira visível por fora. Caso o sapato seja de camurça ou couro, uma boa prática é hidratá-lo com produtos específicos para depois guardar. Procure também criar o hábito de sempre manter as peças em seu devido lugar. Assim, nada sai do seu controle e será mais fácil deixar a sapateira sempre bonita e organizada.

Confira estes modelos:

E mais!

A personal organizer Ingrid Lisboa ensina um passo a passo rápido e prático para organizar sua sapateira. Confira mais dicas no vídeo abaixo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. I see you don’t monetize abril.com.br, don’t waste your traffic, you can earn additional
    bucks every month with new monetization method. This is the best adsense alternative for any type of
    website (they approve all sites), for more
    info simply search in gooogle: murgrabia’s tools

    Curtir