Objetos do passado trazem personalidade ao ambiente
Nada mais atual do que resgatar mobiliário vintage para dar um up a espaços contemporâneos. Peças de design inspiradas em outras épocas também contam!
Por Texto: Liège Copstein
access_time
9 nov 2017, 20h49 - Publicado em 9 nov 2017, 20h22

No estar, sofá Ploum, dos irmãos Bouroullec (Ligne Roset), e poltronas Wassily, criadas em 1925.
No estar, sofá Ploum, dos irmãos Bouroullec (Ligne Roset), e poltronas Wassily, criadas em 1925. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
A arte de combinar diversas épocas e suas respectivas estéticas, de forma que elas conversem entre si para criar um universo particular, reflete o novo tempo de liberdade criativa na casa.

Este casarão em Paris, repaginado pelo estúdio Hauvette-Madani, preserva os adornos de gesso do século 19 e une móveis vintage e atuais.
Este casarão em Paris, repaginado pelo estúdio Hauvette-Madani, preserva os adornos de gesso do século 19 e une móveis vintage e atuais. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
“Atualmente, falamos muito sobre a individualidade. A ideia é que as pessoas possam produzir seu próprio mood fazendo um mix & match de objetos do passado e do presente”, afirma Eva Farah, expert em tendências do WGSN.

A casa da designer de interiores Marie Olsson Nylander, na Suécia, tem mesa de carvalho antiga (Olsson & Jensen) e candelabro Octopus, da Anthropologie.
A casa da designer de interiores Marie Olsson Nylander, na Suécia, tem mesa de carvalho antiga (Olsson & Jensen) e candelabro Octopus, da Anthropologie. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
O diálogo entre o novo e o antigo, porém, tem um sentido definido. “Apesar das grandes tensões atuais, há o sentimento de que compartilhar histórias é mais forte do que ressaltar as diferenças. Ao introduzir em nosso ambiente elementos de décadas e fontes variadas, eles funcionam como ferramentas de conexão e conforto e fazem com que a gente se sinta em casa”, conclui.

Neste apartamento em Paris, a designer Emma Donnersberg combinou a poltrona Ribbon, criada em 1966 por Pierre Paulin, à mesa
Eros e à luminária 265. Fotografa de Jeff Cowen.
Neste apartamento em Paris, a designer Emma Donnersberg combinou a poltrona Ribbon, criada em 1966 por Pierre Paulin, à mesa
Eros e à luminária 265. Fotografa de Jeff Cowen. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
Claro que a junção de épocas traz a reboque outras misturas: de estilos, materiais, formas. Para embarcar nessa jornada, só não vale ter medo de ousar.
-
1. Pendente de cerâmica Aballs de Jaime Hayon para a Parachilna
zoom_out_map
1/10 Pendente de cerâmica e vidro opalino Aballs (40 x 70 cm), de Jaime Hayon para a Parachilna. Por 1 050 libras na Monologue London. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
2. Sofá Kelly na Koket
zoom_out_map
2/10 O sofá Kelly (2,80 m x 80 cm x 85 cm) combina revestimento de veludo lux e base de bronze polido. A partir de 4 570 euros na Koket. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
3. Mesa Jardim de Jader Almeida para Sollos
zoom_out_map
3/10 A mesa Jardim (30 x 60 cm), de Jader Almeida para a Sollos, tem haste de aço-carbono. Sob o tampo de mármore, base de MDF. Por 3 545 reais na Dpot. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
4. Sofá Cabin Booth na Design by Them
zoom_out_map
4/10 O sofá Cabin Booth (1,70 m x 78 cm x 1,40 m), do Design by Them, inspira-se nas cabanas de lenhador. a partir de 6 930 dólares australianos. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
5. Vaso de vidro artesanal Jayani na Habitat
zoom_out_map
5/10 Vaso de vidro artesanal Jayani (28 x 38 cm). Por 125 euros na Habitat. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
6. Arandela Float de bronze e vidro
zoom_out_map
6/10 Arandela Float (19 x 94 cm), de bronze e vidro, da Articolo. Por 1,8 mil dólares. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
7. Armário Bucha Soberana do estúdio Cultivado em Casa
zoom_out_map
7/10 O armário Bucha Soberana (80 cm x 45 cm x 1,70 m), do estúdio mineiro Cultivado em Casa, brinca com a releitura da bucha vegetal. Por 15 mil reais. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
8. Espelho Matter Made
zoom_out_map
8/10 Do Matter Made, o espelho Abal (1 m x 2 cm), de aço e vidro, joga com formas geométricas. Por 2 940 dólares na 2Modern. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
9. Escultura de porcelana Straight to the Heart, da Lladró
zoom_out_map
9/10 Da Lladró, escultura de porcelana Straight to the Heart (26 x 24 cm), de José Luís Santes. Por 590 dólares na Macys. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
10. Lustre vintage sessentinha de seda
zoom_out_map
10/10 O lustre vintage sessentinha de seda e bronze (35 x 27 cm), de Hans-Agne Jakobsson, sai por 1,5 mil dólares na 1stDibs. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
