Qual o tapete ideal para usar na cozinha? Profissionais respondem

Em dúvida de qual tapete deixar na cozinha? Especialistas dão dicas valiosas que vão te ajudar a escolher o modelo ideal

A cozinha é um dos lugares mais movimentados da casa. É nela que a família se reúne, prepara as refeições e onde grande parte das tarefas domésticas acontece. É por isso que usar tapetes na cozinha costuma dividir opiniões. Inclusive, já falamos sobre as vantagens e desvantagens de ter tapeçaria no cômodo.

Cozinha integrada com a sala de estar e jantar do apartamento da chef Rita Lobo, projeto do arquiteto Fábio Valentin, da Una Arquitetura.

Cozinha integrada com a sala de estar e jantar do apartamento da chef Rita Lobo, projeto do arquiteto Fábio Valentin, da Una Arquitetura. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Os tapetes são peças coringas do décor. Versáteis e funcionais, eles têm o poder de levar mais conforto e aconchego ao ambiente, além de delimitar melhor os espaços e ajudar no posicionamento dos móveis em cada cômodo. Entretanto, um tapete mal colocado pode deixar o ambiente sobrecarregado ou até mesmo descaracterizado.

LEIA TAMBÉM: CASA CLAUDIA lança coleção de tapetes em parceria com a Abdalla

É por isso que, antes de optar pela peça, é preciso levar em conta em qual ambiente ele será colocado. E se o seu desejo é acrescentar o tecido no chão da cozinha, tenha atenção redobrada: o cômodo é um dos mais complicados para manter a peça em bom estado, mas isso não significa que você deve banir toda e qualquer tapeçaria dele. 

Casa de Ludmila Leal e Robert Lancaster, projeto do arquiteto Mauricio Nobrega.

Casa de Ludmila Leal e Robert Lancaster, projeto do arquiteto Mauricio Nobrega. (Leonardo Costa/Revista CASA CLAUDIA)

Para o uso de tapete na cozinha, o ideal é optar por uma tapeçaria composta de materiais resistentes e leve, que seja facilmente removível para facilitar a lavagem do piso do ambiente”, afirmam as arquitetas Renata Castilho e Camila Buciani, do RCB Arquitetura. 

Já para o arquiteto Lisandro Piloni, mais importante do que a lavagem do piso, é imprescindível verificar as condições de limpeza do próprio tapete, que fica mais  suscetível a sujeiras e atritos quando colocado em uma cozinha. “Esse uso pode ser feito desde que o tapete seja um produto totalmente sintético e lavável. Isso considerando uma casa que lava o piso diariamente com água”, afirma.

Cozinha do apartamento dos chefs André Barone e Daphne Glidden.

Cozinha do apartamento dos chefs André Barone e Daphne Glidden. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Ainda de acordo com o profissional, um tapete ideal para a cozinha deve ser, principalmente, resistente à água. “De preferência, busque por fibras sintéticas que tenham ainda uma trama um pouco mais aberta, afim de não criar umidade sobre o tapete. Uma fibra sintética tramada libera a passagem da água e não causa bolor debaixo da peça”, diz Piloni.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s