Retrospectiva CASA CLAUDIA: o que bombou na decoração em 2017

No ano dominado pelo rosa millennial e pelo hygge, relembre os destaques e acontecimentos que marcaram CASA CLAUDIA e o mundo do décor em 2017

2017 foi muito especial para os amantes da decoração e, particularmente, para CASA CLAUDIA. Foi um ano cheio de surpresas, em que vimos o rosa millennial conquistar o mundo e o espírito acolhedor do hygge invadir os projetos. Além das tendências, foi também em 2017 que comemoramos nosso aniversário de 40 anos, com muitas novidades e lançamentos especiais que inspiraram ainda mais os leitores. Abaixo, reunimos os principais acontecimentos que marcaram o ano em nossa retrospectiva. Confira!

As tendências

No auge do “menos é mais”, a decoração em 2017 consagrou a busca por uma casa mais intimista e acolhedora. Não à toa, a principal tendência do ano foi o hygge, conceito dinamarquês que deixou o décor mais suave e aconchegante, apostando em peças feitas à mão e na delicadeza do crochê e de materiais naturais como a palha.

 (Cacá Bratke/Revista CASA CLAUDIA)

Clássico, retrô ou moderno: o bufê voltou revigorado e em posição de destaque. Com desenhos arrojados, novas funções e a elegância de sempre, o móvel foi uma das estrelas da casa brasileira em 2017. Tradicionalmente usado na sala de jantar, o bufê ganhou espaço até em livings e quartos nos projetos mais antenados.

Característicos do trabalho dos arquitetos Antonio Ferreira Jr. e Mario Celso Bernardes, o vintage e as cores não foram deixados de lado neste projeto da dupla. O bufê (Filter Mobiliário), que tem portas de jacarandá e camurça, é típico dos anos 1960 e defne a altura da composição de quadros de artistas nacionais (Mônica Filgueiras Galeria). “O móvel determinou a área a ser ocupada com as obras”, explica Antonio

Característicos do trabalho dos arquitetos Antonio Ferreira Jr. e Mario Celso Bernardes, o vintage e as cores não foram deixados de lado neste projeto da dupla. O bufê (Filter Mobiliário), que tem portas de jacarandá e camurça, é típico dos anos 1960 e defne a altura da composição de quadros de artistas nacionais (Mônica Filgueiras Galeria). “O móvel determinou a área a ser ocupada com as obras”, explica Antonio (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Ao lado dos bufês, os carrinhos de chá viraram objetos de desejo. Graças à mobilidade e ao design moderno, a peça passou a ser utilizada de diferentes modos: como apoio para servir, bar ou simplesmente como um arremate na decoração.

Projeto de apartamento no Morumbi, em São Paulo, da equipe do AH!SIM

Projeto de apartamento no Morumbi, em São Paulo, da equipe do AH!SIM (Divulgação/AH!SIM)

Os materiais naturais também vieram com tudo em 2017. Palhinha, bambu e cerâmica foram verdadeiros hits do décor e responsáveis por composições arrojadas, modernas e delicadas.

O sofá Cannage (2,10 m x 80 cm x 78 cm, 4 350 euros), de David Hodkinson para a Red Edition, faz uma leitura contemporânea das peças coloniais. Tem estrutura de faia maciça tingida, pés de latão e trama de junco produzida no Vietnã

O sofá Cannage (2,10 m x 80 cm x 78 cm, 4 350 euros), de David Hodkinson para a Red Edition, faz uma leitura contemporânea das peças coloniais. Tem estrutura de faia maciça tingida, pés de latão e trama de junco produzida no Vietnã (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

As mostras de decoração

CASA CLAUDIA marcou presença nas principais mostras da agenda do décor e do design. Em setembro, Eliana Sanches, diretora de redação da revista, foi até Paris acompanhar de perto as novidades da Maison & Objet 2017, uma das principais feiras de design decoração da Europa.

 (Divulgação/HK Living)

Com o tema “zona de conforto”, o evento mostrou como o estilo dos anos 50 voltou revigorado à decoração, além de provar que o rosa millennial, a cor sensação de 2017, veio para ficar. A delicadeza do vidro e da cerâmica em produzir peças emblemáticas também foi destaque da Maison & Objet.

Os móveis retrô da portuguesa Ana Roque deram novo vigor ao estilo mid-century.

Os móveis retrô da portuguesa Ana Roque deram novo vigor ao estilo mid-century. (Divulgação/Ana Roque Interiors)

No Brasil, a CASACOR 2017 propôs uma reflexão sobre as tendências e os novos jeitos de morar. Seguindo o tema “Foco no essencial”, todas as edições da maior mostra de decoração da América Latina apresentaram ambientes que traduziram o que realmente é indispensável e atemporal quando o assunto é decoração e design. Inspirando-se no New Urban Living, a CASACOR expandiu seu território em 2017 e desembarcou pela primeira vez em Miami.

casacor rio 2017 Um loft projetado para um casal. Dois homens? Duas mulheres? Um homem e uma mulher? O Studio Ro+Ca quebra tabus na CASACOR Rio 2017 com o projeto para o casal U, de “Undefined”. Um espaço livre, sem sexo, sem rótulos!

Um loft projetado para um casal. Dois homens? Duas mulheres? Um homem e uma mulher? O Studio Ro+Ca quebra tabus na CASACOR Rio 2017 com o projeto para o casal U, de “Undefined”. Um espaço livre, sem sexo, sem rótulos! (André Nazareth/CASACOR)

CASA CLAUDIA faz 40 anos

Em maio, celebramos nosso aniversário de 40 anos. Como parte das comemorações, lançamos uma edição especial com 200 páginas que revisitou a decoração nas últimas quatro décadas. Entre os destaques, o ensaio Quatro por Quatro, onde os arquitetos Guilherme Torres, Patricia Martinez, Flávia Gerab e Leo Romano reinterpretaram o visual dos últimos 40 anos em ambientes super atuais.

Para lançar a edição comemorativa, reunimos arquitetos, designers e artistas que fizeram parte da história da revista para uma visita guiada exclusiva na Japan House, espaço de cultura, gastronomia e tecnologia japonesa inaugurado esse ano em São Paulo. 

E as comemorações não pararam por aí. O mês de aniversário também foi marcado pela estreia dos colunistas no portal de CASA CLAUDIA. Todos os editores da revista, além de convidados especiais como a paisagista Gabriela Pileggi, a arquiteta Elaine Gonzalez e Andrea Bisker, especialista em tendências da consultoria Stylus, ganharam colunas com assuntos que vão desde moda e decoração a peças que fazem toda a diferença nos ambientes.

 (Mariana Conte/CASA CLAUDIA)

Entre os lançamentos do ano, a obra “40 designers x 40 anos de CASA CLAUDIA” reuniu, pela primeira vez em livro, o trabalho de 40 designers nacionais e internacionais que estão ditando a cena do design contemporâneo. Junto ao livro, um glossário com todos os profissionais participantes foi inaugurado no nosso portal, com a biografia e todos os conteúdos relacionados à eles listados no mesmo lugar por ordem alfabética.

VII Pêmio CASA CLAUDIA

Eliana Sanches, diretora de redação da revista CASA CLAUDIA, e Jader Almeida, o grande homenageado do VII Prêmio CASA CLAUDIA

Eliana Sanches, diretora de redação da revista CASA CLAUDIA, e Jader Almeida, o grande homenageado do VII Prêmio CASA CLAUDIA (Rafael Renzo/Revista CASA CLAUDIA)

Em agosto, a sétima edição do Prêmio CASA CLAUDIA reuniu, na conceituada Sala São Paulo, os principais nomes da decoração, arquitetura e design do país para revelar os vencedores das 11 categorias da premiação, sendo três inéditas: Design de Mobiliário, Design de Objeto e Uso da Cor. Além dos vencedores, profissionais como Jader Almeida, grande homenageado da noite, e Ruy Ohtake, que assina o troféu, marcaram presença na cerimônia. Relembre tudo o que rolou

Ruy Ohtake, responsável pelo desenho do troféu entregue aos vencedores

Ruy Ohtake, responsável pelo desenho do troféu entregue aos vencedores (Rafael Renzo/Revista CASA CLAUDIA)

As capas de 2017

Bombou nas redes

E 2017 foi um ano super especial para o Instagram de CASA CLAUDIA! Além de ultrapassarmos a marca de 1 milhão de seguidores, criamos duas campanhas que aproximaram ainda mais a decoração e o design de nossos leitores. Com a hashtag #PetNoDécor, convidamos os apaixonados por animais a mostrarem como vivem com seus mascotes.

Já com a hashtag #DesignNaRua, espaços urbanos de diferentes cidades serviram de cenário para a exibição de peças de design bacanas assinadas por nomes como Tiago Curioni, Ana Neute e Carol Gay, que fotografaram suas obras em lugares que fossem especiais para eles. Como resultado, fotos lindíssimas postadas semanalmente em nosso Instagram.

View this post on Instagram

#DesignNaRua Convidamos designers para levar suas peças às ruas e fotografá-las em lugares que fossem especiais para eles. Para começar, @tiagocurioni apresenta sua poltrona de balanço Noemia em uma antiga vila de imigrantes na zona norte paulistana. A peça leva o nome da avó de Tiago, que vivia em Leme, interior de São Paulo, onde ele passou grande parte de sua infância. "Lá, todas as casas ainda conservam as fachadas da época dos imigrantes, a maioria de italianos e alemães. A casa da minha avó mesmo ainda tem gravada na fachada a data 1932, quando meu bisavô a construiu. Nas varandas, é comum ter pelo menos duas cadeiras de espaguete e esse foi o material que quis usar. Já a estrutura em alumínio é extremamente leve e durável e pode ser utilizada tanto em áreas internas quanto externas", diz o designer. Toda a estrutura da peça pode ter as cores alteradas. Acompanhe pela #DesignNaRua!

A post shared by CASA CLAUDIA (@revistacasaclaudia) on

 Especial Tendências

Se o comportamento do ser humano evolui, é natural que o nosso jeito de morar acompanhe essas transformações. É por isso que estamos sempre ligados no que dizem os experts em tendências e nas mais recentes pesquisas internacionais sobre o assunto. E o resultado de tudo isso saiu no especial Tendências de 2017, com 40 páginas na edição de outubro e um portal exclusivo no site de CASA CLAUDIA. Foram diversas reportagens que traçam um panorama sobre os movimentos que influenciam hoje os jeitos de morar. 

CASA CLAUDIA Luxo 2017

CASA CLAUDIA LUXO 2017

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Em 2017, o anuário CASA CLAUDIA LUXO propôs uma reflexão entre o passado e o futuro. Lançada em dezembro na Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, a edição abordou a relação entre tradição e modernidade dentro dos cenários da arquitetura, da decoração e do design. Entre os destaques, estão a arte da vidraçaria feita por artesãos e as criações visionárias do francês Mathieu Lehanneur, cheias de inovação, cultura e sustentabilidade. 

E que venha 2018, com muita inspiração e boas surpresas!

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s