Ai Weiwei lança campanha no Kickstarter para próximo projeto

A nova exibição do artista chinês propõe reflexão quanto à crise migratória internacional e à ascensão do nacionalismo

 (Reprodução/Dezeen)

O artista Ai Weiwei, em parceria com a Public Art Fund, lançou uma campanha no Kickstarter a fim de levantar fundos para seu novo projeto: espalhar mais de 300 instalações em formatos de grades por diversos pontos importantes da cidade de Nova York. Intitulada Good Fences Make Good Neighbors, “Boas Cercas Fazem Bons Vizinhos” em tradução livre, a exibição é inspirada pela crise migratória internacional e pelas tensas relações sociopolíticas que atualmente envolvem todo o mundo, mas principalmente os Estados Unidos.

“A questão da crise migratória é foco do meu trabalho há muito tempo. E a cerca sempre foi uma ferramenta no vocabulário do cenário político.”, afirma Weiwei na página do Kickstarter.

 (Reprodução/Dezeen)

A proposta envolve posicionar as obras em locais populares, como o Central Park, o Washington Square Park e o monumento Unisphere, convidando os transeuntes a refletir sobre a função da grade na sociedade moderna, assim como a nossa relação com esse objeto em questão: Essa grade tem algum propósito? Do que ela me separa? De que lado eu estou desta grade? Ela me protege, ou me sinto constrito?

 (Reprodução/Kickstarter)

Ai Weiwei é conhecido por ser um artista contemporâneo multifacetado e celebrado ativista social, fazendo críticas frequentes ao governo chinês. Ele foi preso em 2011 e teve seu passaporte confiscado até 2015, justamente por conta de sua voz quanto às questões políticas mundiais. A maioria de suas obras refletem e questionam as desigualdades e injustiças nestes campos. Em junho, Weiwei criou uma intervenção na Dinamarca com mais de 6 mil coletes salva-vidas coletados de uma ilha grega.

Com curadoria da organização sem fins lucrativos Public Art Fund, a campanha já arrecadou 36 mil dos 80 mil dólares necessários. Faltam apenas 21 dias para que a exposição se torne realidade.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s