Athos Bulcão é homenageado pelo doodle do Google

O pintor, escultor, desenhista e artista brasileiro, famoso por seus painéis com azulejos, completaria 100 anos neste 2 de julho

O brasileiro Athos Bulcão (1918-2008) completaria hoje, 2 de julho de 2018, cem anos. Em homenagem ao artista, o doodle (a versão modificada do logotipo do Google) ganhou nesta segunda-feira representações dos seus famosos azulejos coloridos.

Doodle Athos Bulcão

 (Reprodução/Google)

Athos nasceu no Rio de Janeiro e desistiu do curso de medicina para se dedicar às artes. Seu pai era amigo e sócio de Monteiro Lobato e, durante a juventude, teve a oportunidade de se aproximar de nomes como Jorge Amado e Cândido Portinari, de quem foi assistente na construção do painel de São Francisco de Assis da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte.

O extenso painel de azulejos da fachada deste projeto do arquiteto goiano Leo Romano é uma homenagem ao renomado artista Athos Bulcão (1918-2008), que tem sua obra espalhada pelo Brasil, principalmente nos prédios da capital federal.

O extenso painel de azulejos da fachada deste projeto do arquiteto goiano Leo Romano é uma homenagem ao renomado artista Athos Bulcão (1918-2008), que tem sua obra espalhada pelo Brasil, principalmente nos prédios da capital federal. (Edgard César/CASA CLAUDIA)

A partir de 1955, começou a colaborar com Oscar Niemeyer na construção de Brasília. Quem já visitou a capital, certamente já se deparou com um de seus coloridos painéis de azulejos, como o da Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Igrejinha, a primeira construída em Brasília. Também há obras de Athos Bulcão no Congresso Nacional e no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Todas acessíveis e muito fotografadas!

Se você ainda não teve a oportunidade de cruzar com algum dos trabalhos de Athos, no site de sua fundação há uma galeria virtual e, clicando no doodle do Google hoje, você encontra uma série de informações sobre o artista.

 

Siga CASA CLAUDIA no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.