Designer cria coleção de louças com porcelana quebrada

As novas peças de Marcantonio para a Seletti, apresentadas na Maison et Objet, mostram que o charme está nos detalhes inusitados

kintsugi-seletti-maison-et-objet

 (Seletti/Divulgação)

Quando algum objeto, móvel ou eletrodoméstico quebra, nosso primeiro impulso é o descarte. Isso acontece porque existe pouquíssimo interesse no conserto — e muito foco no consumo.

Mas o designer italiano Marcantonio teve uma ideia diferente e foi contra a corrente em sua mais nova coleção para a Seletti.  Nomeada “Kintsugi” e apresentada na Maison et Objet, a beleza da imperfeição e do reparo foram traduzidas em uma coleção de louças feitas com peças de porcelana unidas por veias douradas.

Leia também: Os destaques da Maison&Objet Paris 2018

A tradução da palavra japonesa Kintsugi é “junção dourada”, e é uma tradicional técnica artística que utiliza laquê misturado com pó de ouro para reparar objetos quebrados. A iniciativa pretende valorizar os utensílios, mostrando que eles não perdem seu valor depois de se partirem — e que, com a junção das partes, algo mais nobre ainda pode surgir.

Leia também: Louça descombinada é um barato!

Na coleção, xícaras e pratos que seriam considerados defeituosos viraram itens com charme estético. As peças quebradas da porcelana foram unidas com ouro brilhante de 24 quilates, resultando em elementos repletos de cores e formas únicas.

O estilo clássico, mas ainda assim inusitado, é marca registrada da Seletti. E também de Marcantonio, designer não sai dos holofotes do design internacional. Ainda com a Seletti para o evento que acontece em Paris, ele apresentou também um vaso branco de porcelana em formato de coração. Vale a pena conhecer seu trabalho através de seu Instagram!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s