
– (Reprodução/Dezeen)
Não é incomum passarmos pelas ruas das cidades e vermos sofás abandonados. Foi pensando nisso que os designers Katrine Hesseldahl e Victor Strimfors criaram o Strata.
Trabalho de graduação da dupla no Royal College of Art, o modelo de fabricação inclui um sistema modular de sofá que permite que a peça seja customizada livremente e que sua vida útil seja prolongada.

– (Reprodução/Dezeen)
“Muitas pessoas jogam os sofás na rua porque eles são difíceis de reciclar”, Victor contou ao Dezeen, que publicou o projeto. “Não vale a pena reciclar porque ele é composto de tantas partes e materiais diferentes que o trabalho necessário para desmontar não vale os materiais que são gerados”, completou.

– (Reprodução/Dezeen)
No sistema, a peça é dividida em três camadas (externa, mediana e base), cada uma feita com um único material, o que facilita a reciclagem. Além disso, as camadas podem ser trocadas individualmente. Já a base foi criada com foco na durabilidade e também pode ser reutilizada em outros móveis ou ser estendida.

– (Reprodução/Dezeen)
“[Os moradores] têm mais liberdade para customizar e se sentirem livres em casa, mesmo que eles vivam em um lugar por um curto período de tempo”, Katrine explicou.
Apesar de ainda estar nos estágios iniciais, o Strata venceu o prêmio Robin and Lucienne Day Foundation 2017.
Confira mais detalhes no vídeo abaixo: