Fernando Mendes lança peças inéditas de Sergio Rodrigues

Criados em 1960, os móveis foram desenhados para Embaixada do Brasil em Roma, e serão apresentados na Semana de Design de Milão deste ano

Fernando Mendes e Sergio Rodrigues.

Fernando Mendes e Sergio Rodrigues. (Divulgação/Atelier Fernando Mendes)

Considerado o pai do móvel moderno brasileiro, Sergio Rodrigues começou a criar na mesma época em que o Brasil investia em uma nova capital federal. Suas peças, inusitadas e originais, cativaram o diplomata Wladimir Murtinho, que convidou o arquiteto a desenhar os gabinetes ministeriais de Brasília.

No mesmo ano, Sergio foi chamado para fazer o design dos móveis para o interior do histórico Palácio Pamphilj, edifício que abriga a Embaixada do Brasil, em Roma, até hoje. Quatro anos após a morte do renomado arquiteto, seu primo, parceiro e aprendiz Fernando Mendes decidiu reeditar fielmente e trazer novamente essas peças à vida. Os projetos foram recuperados pelo Instituto Sergio Rodrigues, responsável por preservar o acervo do mestre e disponibilizar para o público geral.

Veja também: Baba Vacaro fala sobre a obra de Sergio Rodrigues

Fernando compartilhou a paixão pelo ofício e trabalhou com Sergio por cerca de 20 anos. Hoje, seu ateliê no Rio de Janeiro produz com exclusividade criações pouco conhecidas do arquiteto e já executou diversos protótipos. Neste ano, Fernando apresenta cinco novas reedições: a poltrona Navona, escrivaninha Itamaraty, cadeira de braço Gouthier, cadeira Chancelaria e mesa de centro Roma.

Veja também: Sergio Rodrigues é tema de livro sobre mobiliário brasileiro

“As peças inéditas que o ateliê acaba de recuperar e reeditar artesanalmente refazem o caminho de Sergio para Roma em 1960, ocasião em que ele projetou, no período de quatro meses, cerca de 20 modelos diferentes, entre cadeiras, mesas de reunião, escrivaninhas e diversas poltronas.”, explica o designer e marceneiro Fernando Mendes.

A exposição da Coleção Pamphilij fará parte da Mostra BE BRASIL, evento paralelo à Semana de Design de Milão deste ano, de 17 a 22 de abril. Após a Feira de Milão, as cinco peças estarão à venda em São Paulo, com exclusividade, na Dpot.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s