
– (Divulgação/Semana de Design de Milão)
Dentro do iSalone, o Salão Satélite é um espaço voltado aos jovens talentos. Neste ano, o tema África/América Latina: Design Emergente tem foco no Hemisfério Sul e a proposta é que as criações valorizem a relação entre novas tecnologias e artesanato.

– (Divulgação/Semana de Design de Milão)
Derivado da mostra, que teve curadoria assinada por profissionais como os irmãos Campana e Hicham Lalou, o The SaloneSatellite Award chegou à sua nona edição e selecionou três vencedores.

Cucina Leggera, de Stefano Carta Vasconcellos. (Divulgação/Stefano Carta Vasconcellos)
No primeiro lugar, a Cucina Leggera, do italiano Stefano Carta Vasconcellos, propõe um móvel para a cozinha que é compacto, acessível e fácil de montar, levando apenas sete elementos. Em segundo, a marca croata Tink Things aposta em peças focadas nas necessidades sensoriais e de brincadeira das crianças, criando um ambiente confortável e encorajador para o crescimento. Em terceiro lugar, o Soft Block, do japonês Yuri Himuro, é um módulo de tecido que permite combinações infinitas.

Mia Chair, da Tink Things. (Divulgação/Tink Things)
“O júri selecionou três projetos que se destacam pela mensagem que incorporam, concentrando-se não apenas na incisividade formal de seu design, mas também em seu elemento sustentável, comunicativo, interativo e lúdico, essencial para a vida de adultos e crianças agora e, esperançosamente também no futuro”, o prêmio explica.

Soft Block, de Yuri Himuro. (Divulgação/Yuri Himuro)
Também entregues neste ano, os prêmios European Year of Cultural Heritage 2018 e o Banca Intesa San Paolo foram vencidos pelos projetos Savoa, de Sakari Hartikainen, e Claro, de Mutarq, respectivamente.