Porcelanato assinado pelos Campanas cria céu estrelado em casa

Coleção Órbita, lançada pela Decortiles, usa a tecnologia de impressão digital HD e um acabamento quase artesanal para reproduzir estrelas e planetas

Porcelanato Irmãos Campana Decortiles Nas peças (59 x 59 cm), as estrelas e o fundo escuro surgem com a impressão HD. Já os planetas são feitos por meio da aplicação de granilhas metálicas.

Nas peças (59 x 59 cm), as estrelas e o fundo escuro surgem com a impressão HD. Já os planetas são feitos por meio da aplicação de granilhas metálicas. (Divulgação/Decortiles)

Você une as peças como quiser. Pode criar um painel na parede, aplicar o porcelanato no piso, no melhor estilo “chão de estrelas”, e até forrar o teto com um céu estrelado. A coleção Órbita, criada por Fernando e Humberto Campana para a Decortiles, marca do grupo Eliane, abre diversas possibilidades lúdicas. “Ela foi inspirada nos ladrilhos dos anos 1940 e 1950, e, principalmente, no trabalho de Athos Bulcão. A linha permite fazer encaixes, criar paisagens e diferentes texturas para evitar a monotonia do porcelanato. Portanto, a Órbita pode ser instalada em qualquer espaço da casa”, diz Fernando Campana.

Apaixonados por filmes de ficção científica e com a memória do céu de Brotas (SP), sua cidade natal, na cabeça, os irmãos Campana tiveram a ideia de recriar o espaço sideral de uma forma poética na coleção. Todas as peças medem 59 x 59 cm e existem cinco padrões diferentes. As ilustrações nasceram de desenhos feitos à mão por Fernando. Depois, na fábrica, foi preciso traduzir a espontaneidade do traço do designer para o processo industrial da empresa. Uma parte do trabalho fica com a impressora HD, responsável por fazer o fundo escuro e os pontos cintilantes em cada placa. Mais tarde, as peças que receberão os “planetas” passam por um processo mais artesanal: granilhas metalizadas são aplicadas sobre o porcelanato, que é novamente queimado para a fixação da nova camada. As placas indicadas para piso, sujeitas a um desgaste maior, não passam por esse processo.

Fernando e Humberto Campana Os designers Fernando e Humberto Campana, autores da coleção Órbita para a Decortiles

Os designers Fernando e Humberto Campana, autores da coleção Órbita para a Decortiles (Fernando Laszlo/Irmãos Campana)

Abaixo, veja a entrevista em que os irmãos Campana contam mais sobre a coleção:

O que atraiu vocês no convite da Decortiles?

Fernando: A coleção Órbita é nossa segunda experiência com revestimentos. A primeira foi a linha Ágata Brasileira, desenvolvida em parceria com a empresa italiana Bisazza. Mas, com a Decortiles, foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de utilizar o revestimento como um quebra-cabeça, um patchwork, como faziam o Flavio de Carvalho e o Athos Bulcão. A Órbita dá ao usuário a possibilidade de colocar as peças em diversas posições, criando uma paisagem ou uma constelação.

Humberto: O projeto foi bem desafiador e durou quase um ano. Os técnicos da Decortiles vinham ao nosso estúdio para alinharmos textura, cor e brilho até chegarmos a esse resultado.

O que veio primeiro: o conceito ou o desenho que deu origem à estampa?

F: A coleção Órbita surgiu por meio de desenhos que faço em meu sketchbook.

Vocês inseriram algum processo novo na forma de fabricar da Decortiles? Qual foi?

F: Para os planetas, nós propusemos uma textura em alto-relevo com a qual a Decortiles nunca havia trabalhado. Depois da impressão HD, as peças que receberão as “luas” ganham desenhos metalizados, num processo mais artístico. Ficamos muito contentes com o resultado.

Vocês deram uma linguagem muito lírica a um material associado à praticidade, que é o porcelanato. Isso foi proposital?

H: Desde o início da nossa carreira, é o material que dá forma e funcionalidade ao nosso design. O material indica o que “quer ser”, como um personagem em busca de seu autor. Utilizamos nossas mãos como ferramentas para transformar o material em algo novo. Somos alquimistas do nosso tempo.

F: Nós concedemos uma segunda pele ao material. Introduzimos o nosso conceito de sonho, fantasia, para que os usuários tenham poesia em suas mãos.

O porcelanato também é um produto muito durável. Se a pessoa cuidar direito, pode deixar um painel dos Campana de herança para os netos. Vocês pensam nesse tipo de legado quando criam uma nova peça?

F: A partir do momento que a nossa ideia está materializada, ela ganha vida por meio do usuário. É como um filho colocado no mundo, que vai desenvolver personalidade própria.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s