Viagem

Guia de viagem: Salvador para quem ama arquitetura e decoração

Para ver, comer e se hospedar em Salvador: um guia completo feito com o olhar de CASA CLAUDIA

A casa baiana

As características que definem o jeito de morar baiano

Não é à toa que Salvador, na Bahia, é um dos destinos mais procurados pelos turistas durante o verão. A cidade é um verdadeiro caldeirão de culturas, cores e sabores que marcam a rotina – e as casas – dos baianos.

<span>–</span>

(Nelson Kon/Studio MK27)

Enérgica e vibrante, a casa baiana tem várias facetas: é colorida, alegre e muito aconchegante. Mas ela também sabe ser moderna e, ao mesmo tempo, rústica, incorporando o clima tropical para o interior dos ambientes.

<span>–</span>

(Nelson Kon/Studio MK27)

E falando no clima, a casa baiana sabe muito bem como driblar o sol escaldante que ultrapassa facilmente a marca de 40ºC. Telhas de barro, forro de madeira e a presença de muxarabis são algumas das marcas que garantem temperaturas mais amenas e o frescor dentro de casa.

<span>–</span>

(Nelson Kon/Studio MK27)

Estruturalmente, ela também segue características bastante específicas, como explica o arquiteto Marcio Kogan, do Studio MK27. “A casa baiana tradicional utiliza o sentido nordeste do vento que vem do mar para estruturar sua planta com ventilação cruzada nos principais espaços, deixando o interior sempre fresco e arejado”.

<span>–</span>

(Nelson Kon/Studio MK27)

E assim é o projeto Casa da Bahia, em Salvador, assinado por Kogan. O resultado final é uma casa agradável, onde o interior é um resguardo do clima quente e ensolarado da cidade. A planta estrutura-se em torno de um pátio central, que possibilita a ventilação cruzada nos espaços e uma vista para dentro, com um jardim com exuberantes mangueiras.

<span>–</span>

(Nelson Kon/Studio MK27)

Hotéis & Décor

Sugestões de hotéis e pousadas para se hospedar em alto estilo

Fera Palace Hotel

<span>–</span>

(Divulgação/Fera Palace Hotel Salvador da Bahia)

Um dos símbolos do art déco, o Fera Palace Hotel, na rua Chile, é a porta de entrada para o centro histórico de Salvador. Com projeto assinado pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl, o hotel conta com suítes e apartamentos com decoração moderna e acolhedora, muitas com vistas arrebatadoras para a Baía de Todos-os-Santos

<span>–</span>

(Divulgação/Fera Palace Hotel Salvador da Bahia)

A localização privilegiada coloca o hóspede no coração da cidade, próximo de pontos turísticos como o Pelourinho e o Elevador Lacerda. Construído em um edifício histórico com fachada tombada, o Fera Palace Hotel abriga 71 apartamentos e 10 suítes com decoração sofisticada.

<span>–</span>

(Divulgação/Fera Palace Hotel Salvador da Bahia)

O novo rooftop inaugurado após a reforma de cinco anos se apropria de uma das melhores vistas da Baía, além de contar com uma piscina de borda infinita como atração para os dias mais ensolarados. Mais informações aqui.

<span>–</span>

(Divulgação/Fera Palace Hotel Salvador da Bahia)

Wish Hotel da Bahia, by GJP

Também localizado no Centro Histórico de Salvador, o Wish Hotel da Bahia (antigo Sheraton) é a opção para quem busca por um hotel encantador e luxuoso próximo aos principais cartões postais da cidade.

<span>–</span>

(Divulgação/Wish Hotel da Bahia, by GJP)

O projeto passou por uma revitalização total na decoração, que restaurou obras de artes de nomes como Carybé e Genaro de Carvalho. Mais do que um hotel, o Wish Hotel da Bahia é considerado um patrimônio histórico do Estado, tombado como Bem Cultural do Estado da Bahia em 2010 por resguardar as características do projeto original, construído nos anos 1950, além do acervo de mais de 350 obras espalhadas pelos ambientes.

<span>–</span>

(Divulgação/Wish Hotel da Bahia, by GJP)

Na Avenida Sete de Setembro, o hotel possui 268 apartamentos que tiram proveito das vistas de tirar o fôlego da Baía de Todos-os-Santos. Entre os destaques, a suíte presidencial de 300 metros quadrados com cozinha completa, closet, sala de estar e varanda. Confira mais informações aqui.

Restaurantes & Décor

Opções de restaurantes que não abrem mão da decoração e, claro, do bom gosto

Chez Bernard

<span>–</span>

(Divulgação/Chez Bernard)

Sob o comando do chef Rui Carneiro, o tradicional Chez Bernard tem como especialidade o filé au poivre, regado com molho rôti e pimenta verde acompanhado por um purê de batata com queijo. Inspirado pelos bistrôs franceses, o restaurante tem a Baía de Todos-os-Santos como o cenário perfeito para jantares inesquecíveis. 

Amado

<span>–</span>

(Divulgação/Amado)

O imponente salão com vista para a Baía de Todos-os-Santos é palco para as criações do chef Edinho Engel no restaurante Amado. Entre as opções principais, a paleta de cordeiro — assada, desfiada e prensada — é servida ao lado de nhoque romano e banhada com o molho do próprio assado. Já a decoração segue um projeto moderno, com a cara da Bahia e do Brasil. 

Casa Di Vina

<span>–</span>

(Divulgação/Casa Di Vina Restaurante)

Localizado na antiga casa do poeta Vinicius de Moraes e da atriz Gessy Gesse em Itapuã, o Casa di Vina simboliza o encontro da gastronomia com a poesia. Antigos objetos que pertenceram ao casal decoram os ambientes do restaurante especializado em comida baiana e mediterrânea. 

<span>–</span>

(Divulgação/Casa Di Vina Restaurante)

Guia de compras

Onde comprar móveis e objetos de decoração em Salvador

Roberto Alban Galeria de Arte

<span>–</span>

(Divulgação/Roberto Alban Galeria de Arte)

Com mais de 30 anos dedicados a arte brasileira, a galeria Roberto Alban realiza, anualmente, entre quatro e cinco exposições individuais dos artistas representados em uma área de 1.500 metros quadrados dividida em três andares.

<span>–</span>

(Divulgação/Roberto Alban Galeria de Arte)

Entre os expositores estão Almandrade, Iole de Freitas, Paulo Whitaker, Raul Mourão, Maria Lynch, Lara Viana, Álvaro Seixas, entre outros. A galeria também faz parte do calendário de feiras como a SP-Arte e a Art Rio. 

Oxum Casa de Arte

Quem caminha pelo Centro Histórico de Salvador e a região do Pelourinho precisa conhecer a Oxum Casa de Arte. Logo na entrada, a escada com detalhes em azulejo convida os visitantes a mergulharem na arte. A galeria expõe e comercializa com exclusividade diversos artigos de decoração e obras de Carybé, pintor argentino naturalizado brasileiro famoso por retratar a rotina soteropolitana.

Toque da Casa

<span>–</span>

(Divulgação/Toque da Casa)

Inaugurado em 2017, o novo espaço de decoração em Salvador conta com um showroom de 1.000 metros quadrados que abriga o que há de melhor no design brasileiro. Peças do Estudiobola, Mula Preta, Vitra e Kartell são algumas das marcas que compõem o portfólio da Toque da Casa.