O mar é a grande inspiração desta sala de estar e jantar

O ambiente de Marcelo Salum para a CASACOR SC exala simplicidade, poesia e luz com décor que tem como principal tendência a filosofia Wabi-Sabi

 (Mariana Boro/CASACOR)

Entrar no ambiente de Marcelo Salum na CASACOR Santa Catarina 2017 é quase como um mergulho no mar. Não é à toa. O espaço intitulado “Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim” tem os oceanos como inspiração. O título vem de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen que, entre outros com a mesma temática, está exposto na lombada dos livros que preenchem uma estante do ambiente.

 (Mariana Boro/CASACOR)

A sala de estar e jantar ocupa 90 metros quadrados e tem como principal tendência o Wabi-Sabi, uma filosofia e estética japonesa que valoriza a transitoriedade e a beleza das coisas imperfeitas. A cantora Maria Betânia, que é uma grande inspiração para o arquiteto, embala os visitantes que passeiam pelo espaço.

 (Mariana Boro/CASACOR)

O local foi projetado pensando em um casal com um filho pequeno e que, além da forte ligação com o mar, gosta de receber grupos de amigos para para sarais, estudos, e jantares. Por isso, a funcionalidade e a simplicidade no layout são tão importantes ali. O sofá circular central foi desenhado pelo próprio Salum em parceria com o arquiteto Frederico Cruz, para a Larco. Ali, também é possível encontrar peças de Jader Almeida e Sergio Rodrigues.

 (Mariana Boro/CASACOR)

Ilustrações de conchas e um grande quadro com a imagem de Iemanjá enfeitam as paredes. Duas delas ganharam um revestimento tridimensional e sustentável da Santa Luzia, que confere modernidade ao décor. Enquanto as outras, assim como o piso e o forro, foram mantidas e restauradas, revelando camadas de tinta de outras épocas e exaltando a arquitetura do casarão histórico onde a mostra acontece. Os janelões da casa permitem ainda uma iluminação natural que enaltece esse clima de simplicidade trazido por Marcelo Salum para o ambiente e ainda permitem uma linda vista para a Praça Getúlio Vargas, em frente ao local.

 (Mariana Boro/CASACOR)

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s