Casa de Chá Boa Nova, de Álvaro Siza, é reformada em Portugal

A Casa de Chá Boa Nova, projeto icônico do português Álvaro Siza na região do Porto, passou por restauro e reabriu como restaurante, oferecendo sua espetacular visão do Atlântico.

 

Do estacionamento até a entrada, o mar brinca de esconde-esconde por causa das rochas que cortam a visão do horizonte e do sobe e desce do caminho, formado por plataformas de diferentes níveis sustentadas por pilares na face oeste. Uma vez lá dentro, o azul do Atlântico se mostra por inteiro. É como estar a bordo de um navio que acabou de zarpar. Um dos primeiros projetos de Álvaro Siza, a Casa de Chá Boa Nova foi construída no final dos anos 1950 sobre as falésias da praia da Boa Nova, em Portugal. A característica da arquitetura de Siza está toda ali: a mistura de materiais – concreto aparente, alvenaria, vidro e madeira –, o minimalismo das formas e, sobretudo, a integração com o entorno. O restaurante e o salão de chá, com suas grandes áreas envidraçadas, parecem brotar dos rochedos, efeito potencializado pela solução de semienterrar a cozinha e demais dependências de serviços nos fundos da construção, um dos grandes cuidados desta reforma comandada pelo próprio arquiteto. Depois de um período de abandono, a Casa de Chá passou por um meticuloso restauro sob o comando de Siza e reabriu em julho, como restaurante do badalado chef Rui Paula. Ele promete conquistar uma estrela no Guia Michelin para o novo endereço. Ambientação não lhe faltará.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s