
– (Ian Allen/Dwell)
O professor e designer Nick Gelpi transformou a sua casa na Califórnia em um laboratório para testar a criação de um novo material com potencial para ser o substituto do concreto comum utilizado na construção civil. Trata-se de um material híbrido feito à base de madeira, mais isolante e 70% mais leve que o concreto, idealizado pelo bélgico Paul Portier, e reformulado pelo professor e seus alunos.

– (Ian Allen/Dwell)
O designer reconfigurou completamente o projeto da casa, removendo as paredes originais e substituindo-as por moldes de borracha de uretano preenchidos com uma espécie de concreto proveniente das lascas de madeira da árvore Melaleuca, típica da Austrália.

– (Ian Allen/Dwell)
Com aproximadamente três polegadas de espessura, os painéis pré-moldados são fixados individualmente na estrutura da casa. Gelpi ainda imprimiu em 3D uma série de ladrilhos, que foram instalados em diferentes orientações. No total, 320 moldes foram necessários para construir a nova estrutura da casa.

– (Ian Allen/Divulgação)
“Se você olha as elevações, elas criam um tipo de padrão de onda diagonal, o que achamos apropriado porque estamos muito perto oceano”, explica.
Fonte: Dwell