Designer desenvolve material capaz de substituir o cimento comum

O designer Nick Gelpi criou um material híbrido com lascas de madeira, mais leve e isolante que o concreto comum, e o utilizou em sua própria casa

(Ian Allen/Dwell)

O professor e designer Nick Gelpi transformou a sua casa na Califórnia em um laboratório para testar a criação de um novo material com potencial para ser o substituto do concreto comum utilizado na construção civil. Trata-se de um material híbrido feito à base de madeira, mais isolante e 70% mais leve que o concreto, idealizado pelo bélgico Paul Portier, e reformulado pelo professor e seus alunos.

(Ian Allen/Dwell)

O designer reconfigurou completamente o projeto da casa, removendo as paredes originais e substituindo-as por moldes de borracha de uretano preenchidos com uma espécie de concreto proveniente das lascas de madeira da árvore Melaleuca, típica da Austrália.

(Ian Allen/Dwell)

Com aproximadamente três polegadas de espessura, os painéis pré-moldados são fixados individualmente na estrutura da casa. Gelpi ainda imprimiu em 3D uma série de ladrilhos, que foram instalados em diferentes orientações. No total, 320 moldes foram necessários para construir a nova estrutura da casa.

(Ian Allen/Divulgação)

 “Se você olha as elevações, elas criam um tipo de padrão de onda diagonal, o que achamos apropriado porque estamos muito perto oceano”, explica. 

Fonte: Dwell

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s