Emoções à céu aberto na Bahia

Erguido sobre as falésias de Trancoso, no sul da Bahia, o mais novo teatro brasileiro tem auditórios sobrepostos e dá um show de arquitetura.

 

Fincado sobre as falésias de Trancoso, no sul da Bahia, o mais novo teatro brasileiro, inaugurado em março para abrigar o festival MeT (Música em Trancoso), surpreende a cada ângulo. Arrojada, a construção de linhas sinuosas e fendas triangulares se integra organicamente ao cenário pontuado por lagos e arbustos do campo de golfe do condomínio Terravista. “É a minha obra mais poética”, diz o arquiteto François Valentiny, nascido em Luxemburgo e conhecido por desenhar projetos culturais, como a Casa de Mozart, na Áustria, e o Pavilhão de Exposições Luxemburgo, na China. O desafio do arquiteto, habitué de Trancoso, foi encontrar uma geometria que traduzisse o lifestyle “passional” da Bahia. “É muito sol, muita chuva, muito riso, muito drama!”, fala Valentiny. Na arena a céu aberto, a inclinação aguda da plateia e uma concha ao fundo, lembrando uma mão, rebatem o som do palco “como uma bola de pingue-pongue”. O prédio anexo, adornado com dois painéis gravados em bronze, da artista ítalo-brasileira Maria Bonomi, conjuga ainda oito salas de ensaio e um bar. À noite, luzes projetadas diante da fachada reproduzem o perfil dos passantes, criando um inusitado teatro de sombras. As fendas triangulares lembram a arquitetura da América do Sul e das construções antigas do México, segundo o arquiteto. “Além de criar uma ligação entre as salas, há algo de sagrado nessa forma”, diz Valentiny. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s