Ladrilho hidráulico é reinventado e ganha ares contemporâneos
Ele continua a ser fabricado artesanalmente. A novidade é que o secular ladrilho hidráulico agora exibe estampas exclusivas, criadas por artistas, arquitetos e designers.
Por Reportagem Visual Olivia Canato | Texto Simões Neto | Fotos Marco Antonio (Ambientes) e Divulgação (Produtos)
access_time
19 Jan 2017, 11h04 - Publicado em 18 Nov 2013, 19h49
-
1.
zoom_out_map
1/18 (Divulgação)
O designer de interiores Francisco Cálio assina o padrão deste ladrilho hidráulico (Brasil Imperial), que compõe uma faixa na sala de jantar. Cadeiras do Passado Composto Século XX e luminárias da Dominici. Na outra página, piso da Ladrilar.
-
2.
zoom_out_map
2/18 (Divulgação)
Flavio Henry e Rita Enz, da HE Arquitetura, optaram por placas da Ladrilar na cozinha.
-
3.
zoom_out_map
3/18
No tamanho 20 x 20 cm, as peças MHV 030 foram pintadas nas cores cinza e branca. Por 8,34 reais, cada uma, na Mazza Cerâmicas.
-
4.
zoom_out_map
4/18
Feminino, este modelo (20 x 20 cm) leva uma base cinza. Sobre ela, os detalhes rosa e laranja trazem um visual vintage. A partir de 240 reais, o m², na Ibiza Acabamentos.
-
5.
zoom_out_map
5/18
Com desenho que mistura formas geométricas, este ladrilho (20 x 20 cm) tem matizes de cinza, azul e marrom e lembra um caleidoscópio. Por 192 reais, o m², na Dalle Piagge.
-
6.
zoom_out_map
6/18
Flavio Henry e Rita Enz, da HE Arquitetura, optaram por placas da Ladrilar na cozinha. Como o ambiente é integrado, o piso foi combinado com o taco de peroba da sala. Centro de mesa da Marché Art de Vie, batedeira da Kitchenaid e vasinhos de tempero da Jardineiro Fiel.
-
7.
zoom_out_map
7/18
Este lavabo ganhou uma composição em L na parede. “O modelo Cerchi brinca com cores da natureza”, diz Paola Croso, do Studio Passalacqua, que assina a padronagem. A produção é da Ladrilar.
-
8.
zoom_out_map
8/18
O Catedral Vitoria, de 20 x 20 cm, foi projetado com temas redondos e ovais, que formam, quando unidos, um novo desenho. À venda por 180 reais, o m², na Ornatos.
-
9.
zoom_out_map
9/18
Creme, vermelho e azul tingem os quadrados (20 x 20 cm) que compõem o modelo 05b. Cada peça é encontrada por 7 reais na Piastrella Ladrilhos.
-
10.
zoom_out_map
10/18
O modelo Olfato (20 x 20 cm) tem como inspiração a obra do modernista Flávio de Carvalho e brinca com os tons azul e branco. Por 249 reais, o m², na Ladrilar.
-
11.
zoom_out_map
11/18
A coleção Quatro Estações é assinada pelos arquitetos Raphael Popovic e Aline Ostrowska e contempla placas de 20 x 20 cm. Por 8,40 reais, cada peça. Na Brasil Imperial.
-
12.
zoom_out_map
12/18
Com traços geométricos em branco, cinza e azul (claro e escuro), esta peça permite inúmeras combinações. Por 168 reais, o m², na Zaro Revestimentos.
-
13.
zoom_out_map
13/18
Com tema que envolve grafismo e flores, este ladrilho (20 x 20 cm) pode ser executado sob encomenda com suas cores favoritas. Sai por 189 reais, o m², na Colormix.
-
14.
zoom_out_map
14/18
O efeito 3D está presente na linha 1900, de 20 x 20 cm, com sete modelos lisos e 15 estampados. Custa 10,90 reais, cada peça, na Dalle Piagge.
-
15.
zoom_out_map
15/18
Laranja, marrom, bege e vermelho colorem os triângulos da coleção Verão, que combina cores quentes. Por 240 reais, o m², na Ibiza Acabamentos.
-
16.
zoom_out_map
16/18
O ladrilho MHV 025, no tamanho 20 x 20 cm, foi decorado com bolinhas verdes em referência à estampa poá. Preço: 8,34 reais, cada um, na Mazza Cerâmicas.
-
17.
zoom_out_map
17/18
Exemplar raro, o ladrilho de restauro Petrópolis, nas dimensões 20 x 20 cm, traz
-
18.
zoom_out_map
18/18
O modelo 31b faz alusão aos pisos de cacos portugueses. Aqui, exibe uma combinação de branco, laranja, azul e vermelho. Por 7 reais, cada peça de 20 x 20 cm, na Piastrella Ladrilhos.
Coberto de novos desenhos
Presente em grandes monumentos arquitetônicos do mundo, como a Catedral de São Marcos, em Veneza, o ladrilho hidráulico é um clássico. “Fabricado um a um, ele tem o concreto como matéria-prima e é muito resistente, com vida útil que pode chegar a 80 anos”, diz Zilton Michiles, da Ornatos. “Chama-se hidráulico porque a peça precisa ser curada em água. Ou seja, depois de pronta, fica de molho num tanque para eliminar as imperfeições”, diz Jejo Cornelsen, artista plástico que desenvolve estampas exclusivas para esse tipo de revestimento. Esta é, aliás, a maior novidade do setor: muitos jovens designers, ilustradores e artistas estão criando padronagens superdescoladas.
Um material que requer cuidados
“A colocação, a impermeabilização e a manutenção são os segredos para obter um belo piso de ladrilho hidráulico”, diz Fábio Galeazzo, designer de interiores que tem o hábito de usar o revestimento. A parte mais delicada do processo é a instalação. Por isso, contrate mão de obra especializada e nivele bem o contrapiso antes do assentamento. Depois de tudo, é fundamental a aplicação de uma camada de resina. “Essa proteção é importante porque o ladrilho é poroso e se desgasta com o tempo”, indica Fábio. A limpeza é simples: um pano úmido bem torcido e outro seco são suficientes.
Quanto custa ladrilhar
“O preço está ligado à complexidade do desenho, pois isso determina o quanto o artesão vai trabalhar em cada peça”, fala Zilton Michiles. O modelo liso monocromático no tamanho-padrão custa, em média, 75 reais, o m². Já o decorado, com a mesma medida, fica entre 130 e 325 reais, o m². Entretanto, alguns tipos restaurados podem chegar a 980 reais, o m². “O tamanho mais comum é 20 x 20 cm, mas é possível fabricar de 8 x 8 cm a 30 x 30 cm e em cortes sextavados”, informa Divo Picazio, da Dalle Piage. Quanto aos padrões, não existem regras. “Eu prefiro os lisos e geométricos. São os mais contemporâneos”, comenta Fábio Galeazzo.
Como ter um desenho exclusivo?
O desejo de personalizar o ladrilho é uma tendência entre os profissionais de arquitetura e interiores. Se você quiser fazer o mesmo, terá de procurar os designers, ilustradores e arquitetos que se aventuram na criação de novas estampas. É o caso de Jejo Cornelsen e Paola Croso, do Studio Passalacqua, que possuem vários trabalhos autorais e desenvolvem modelos únicos para cada cliente. Designers de superfície com uma carreira consistente, como Fábio Flaks, de São Paulo, e Eduardo de Carvalho, de Teresina, agora também enveredam pelo universo dos ladrilhos.