Tijolinho aparente com ar moderno

A leitora da Comunidade CASA CLAUDIA quer saber como usar tijolinho e deixar o ambiente claro e moderno.

tijolinho-aparente-com-ar-moderno

 (/)

“Reformei minha casa, bem antiga, e quero deixar os tijolos aparentes. Como escapar do ar rústico e produzir um ambiente claro e moderno?” Priscila Gall da Silva, via Comunidade CASA CLAUDIA

Tijolos antigos costumam ser lindos. Por isso, vale muito a pena descascá-los e deixá-los à vista. O que pode dar uma cara mais rústica ou não ao ambiente é o entorno. Se você misturar o tijolo com outros elementos mais contemporâneos, certamente não será o rústico que prevalecerá. Para começar bem, escolha a parede mais adequada para mantê-los: é melhor que fiquem numa superfície que receba boa iluminação natural. Depois, pinte os tijolos de uma cor clara, seguindo a paleta usada no restante da casa. Branco fica ótimo, pois evidencia a textura e o formato das peças, criando um efeito bem bacana. Mas, se preferir, nada impede de conservá-las na cor natural. Nesse caso, é preciso tomar alguns cuidados. Um deles é não recortar a parede para embutir conduítes porque não é possível fazer um remendo que não comprometa a estética. Em contraponto à cor do barro, pinte as demais paredes de branco. Caso pretenda trocar o piso, o cimento queimado claro é uma ótima opção. A superfície cimentícia traz um ar contemporâneo, leve e que cai muito bem nesse caso. Arremate usando cores nos objetos e outros complementos da decoração. Inclua uma bela fotografia ou monte um arranjo de quadros na parede de tijolos. Esses elementos darão a conotação moderna, contrabalançando os traços rústicos do material empregado.

Consultores: arquitetos Alexandre Lobo e Fábio Cardoso, da AF Arquitetura, tel. (21) 2512-8128, Rio de Janeiro, Bruno Batistela e Iraima Castro, da Kwartet Arquitetura, tel. (11) 3337-4053, e Luzia Ralston, da Faz Arquitetura, tel. (11) 3045-5795, São Paulo.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.