15 modelos de cabeceiras (prontos e sob medida)

As cabeceiras podem ser forradas com tecidos, adesivos e papéis estampados. Aqui, mostramos nove sugestões para você se inspirar e mais seis cabeceiras compradas prontas.

Aconchego no tecido

Tons suaves e clima aconchegante dão a tônica no quarto criado pela arquiteta Patricia Martinez. No papel de cabeceira, três painéis de madeira revestidos de linho rústico ficam encaixados entre frisos de cumaru e ocupam toda a parede da cama. “O tecido confere conforto e quebra a rigidez das linhas retas do painel”, diz. No lado direito, Patricia previu um gavetão suspenso que serve como criado-mudo.

Madeira dá o tom

No quarto projetado pelo decorador Fernando Piva, a idéia era criar um ambiente elegante, mas que primasse também pelo aconchego. Por isso, ele escolheu materiais que aquecem: tábuas de eucalipto de reflorestamento, que podem ser usadas no piso ou na parede, fazem o papel de cabeceira. Atrás deste grande painel, a parede ganhou revestimento de papel vinílico no tom dourado, cuja textura convida ao toque.

Adesivos delicados

“Adoro inovar e procuro sempre modificar a decoração. Por isso, optei por não ter uma cabeceira fixa”, conta a moradora, a empresária Alice Penteado. Em busca de novas idéias, ela se encantou com uma empresa de adesivos e ali encontrou o modelo ideal. “Montei a composição no piso, com base na largura da cama, antes de colá-la na parede.”

Iluminação indireta

Para o quarto dos recém-casados, o arquiteto Marcelo Rosset escolheu uma cama do tipo box. “Ela é simples e confortável, mas sugere um diferencial na cabeceira. Por isso, criei um painel de madeira revestido de couro ecológico branco”, conta. No nicho que  se forma no meio, a luz embutida proporciona um clima mais intimista ao ambiente.

Emoldurado em madeira

Apaixonado pela madeira sucupira, o casal pediu à arquiteta Consuelo Jorge que o material fosse usado no quarto. A profissional projetou então um conjunto completo com a madeira: a cabeceira é um grande painel com 6 cm de profundidade, que ocupa toda a parede. Nele está acoplada a cama, com uma moldura de 9 cm em volta do colchão. Esta peça continua no lado esquerdo e dá forma a uma longa mesa de apoio.

Grafismos em alta

De Nova York, onde morou por quatro anos, o casal trouxe o tapete. Partindo dos tons desta peça, o arquiteto Leonardo Junqueira criou a decoração que realça a cama box: primeiro entrou o papel de parede do designer David Hicks, com grafismos inspirados nos  anos 1970. Para não brigar com as estampas, projetou uma cabeceira revestida de veludo liso.

Cabeceira de peso

O morador tinha esta cabeceira de madeira ripada num quarto mais espaçoso. Como não abriu mão da peça ao mudar para um imóvel menor, a arquiteta Flávia Portela decidiu instalar uma caixa de gesso com nicho logo acima dela: “Amenizei as linhas fortes e escultóricas da cabeceira e ainda trouxe um clima aconchegante com a luz embutida no nicho”, diz.

Tecidos de efeito

Seguindo o desejo da cliente por uma decoração clássica, a arquiteta Tina Ansarah abriu mão de uma cabeceira tradicional e forrou a parede com chenile estampado, que dá suporte para a cama box. No mesmo tom  das estampas, os portatravesseiros servem como encosto e ajudam a emoldurar a cama. “Feitos de camurça, assimcomo a colcha, se compõem perfeitamente com o estilo, que pede tecidos mais encorpados”, diz Tina.

Aposta no branco

O morador deste apartamento, um executivo solteiro, deixou a cargo da consultora de decoração Cristina Aguiar a escolha da cabeceira e outros adereços para o quarto de hóspedes, que contava apenas com uma cama box. “Como não era possível personalizar o ambiente, optei pelo predomínio do branco, com ares contemporâneos.” A cabeceira escolhida, com relevos na madeira e laqueada de branco, tem um desenho que não interfere na decoração.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Rodrigo Vieira

    A cabeceira de cama do meu quarto foi feita sob medida e ficou perfeita!
    Bastou passarmos as medidas da parede e escolher os materiais que a empresa tomou conta de todo o resto, como a cabeceira ocupou toda a parede, os pontos de tomada e de iluminação foram passados para fora, assim eu nem precisei quebrar a parede para acrescentar algumas tomadas que eu precisava. A empresa fica em Utinga, Santo André! http://www.tapecariautinga.com.br

    Curtir