17 peças icônicas de design assinadas por Zaha Hadid

Zaha Hadid faleceu hoje. Ela deixou um legado de peças que parecem vindas do futuro, cheias de curvas e feitas com tecnologia de ponta

00

 (/)

Zaha Hadid faleceu na manhã de quinta-feira (31), mas deixou um enorme legado não só na arquitetura, mas no design de móveis. A arquiteta iraquiana era conhecida por inovar com materiais e tecnologia de ponta, criando peças quase esculturais que pareciam vindas do futuro. Confira nossa retrospectiva de seus designs icônicos:

Coleção Seamless (2006)

FOTO-01---Chaise-lounge-Crest

 (/)

Feitas para a Establishes & Sons, cada peça dessa coleção é caracterizada pela mistura perfeita de elementos conflitantes. Superfícies lisas e pontas bruscas, movimentos côncavos e convexos são fundidos para criar contornos impecáveis.

A coleção é formada pelo banco Nekton, prateleiras Serif, cadeira Gyre, gabinete Swash e chaise longe Crest – todos elegantes, funcionais e esculturais. Feitos de poliuretano.

FOTO-02---Bancos-Nekton

 (/)

FOTO-03---Gabinete

 (/)

FOTO-04---Prateleiras-Serif

 (/)

FOTO-05---Cadeira-Gyre

 (/)

Sofá Moon System (2007)

FOTO-06---Moon-System

 (/)

O Moon System foi feito em parceria com a B&B Italia. As costas, o assento e o braço do sofá parecem esculpidos de um só material em um formato contínuo e angular. Zaha Hadid o desenhou para fugir do que era conhecido como comum em termos de assentos na época. O sofá é acompanhado por uma otomana que pode ser incorporada à sua estrutura.

Mesa e escrivaninha Seoul (2008)

FOTO-07---Mesa-Seoul

 (/)

A mesa e a escrivaninha Seoul foram criadas, na época, com uma tecnologia pioneira da indústria automotiva. As técnicas inovadoras possibilitaram uma estrutura de fibra de carbono que é forte, mas leve. A escrivaninha é suportada por uma perna solitária que é vertical e horizontal ao mesmo tempo. Já a mesa representa o momento de transição entre ambos os planos, em balanço perfeito.

FOTO-08---Escrivaninha-Seoul

 (/)

Cadeira Z (2011)

FOTO-09---Cadeira-Z

 (/)

Muito aclamada por sua beleza e funcionalidade quando foi lançada em Milão, suas superfícies alternadamente esguias e largas convergem até uma base pontiaguda que estabiliza a estrutura. Feita de aço inoxidável, sua ergonomia foi bem pensada para que ela pudesse ter curvas bruscas, porém continuasse confortável.

Sofá Zephyr (2013)

FOTO-10---Sofá-Zephyr

 (/)

Baseado em formações rochosas e os movimentos naturais da erosão, o Zephyr foi criado para a empresa italiana Cassina Contract. O sofá não possui um lado certo – frente e costas são a mesma coisa, tornando-o um móvel que não foi feito simplesmente para ser encostado em uma parede. Um sofá pode ser ligado ao outro para criar configurações maiores. Feito de fibra de vidro lacado com estofado em tecido.

Mesa Luna (2014)

FOTO-11---Mesa-Luna

 (/)

Escultural, a mesa Luna é abstrata e precisa: seu tampo, de perfil, é reto e comum, mas vista de cima é possível observar os bowls irregulares esculpidos na superfície. Suas pernas também são irregulares, imitando ondulações. De mármore Carrara.

Coleção Liquid Glacial (2012 e 2015)

FOTO-12---BOWL

 (/)

Uma de suas criações mais novas, a Liquid Glacial conta com impressionantes peças de acrílico transparente, azulado ou cinza. Todos os móveis dão a impressão de serem feitos de gelo derretendo lentamente. É difícil acreditar que eles são completamente sólidos. O efeito da interação do acrílico com a textura de pequenas ondas das superfícies e a luz é a criação de belas sombras caleidoscópicas no chão. A série original é de 2012 e contava apenas com mesas e cadeira. Ela foi expandida para a David Gill Galery com o banco e centro de mesa em 2015.

FOTO-13---Mesa-de-café

 (/)

FOTO-14---Cadeira

 (/)

FOTO-15---MESA-DE-JANTAR

 (/)

FOTO-16---Banco

 (/)

Cadeira Kuki (2013)

A Kuki foi criada em parceria com a Sawaya & Moroni, marca que descobriu Zaha no começo de sua carreira no design. A cadeira nada mais é que uma folha de plástico redonda dobrada ao meio uma primeira vez para que suas pontas quase se encostem e, dobrada novamente para criação do encosto e assento. 

FOTO-17---Kuki

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s