Difícil não morrer de amores por tutoriais de faça você mesmo: simples, muitos deles podem ser seguidos com itens que já temos em casa ou encontramos facilmente em lojas de departamento e artesanato. Os projetos abaixo não fogem à regra e prometem arrancar elogios das visitas. Do estilo rústico ao shabby chic, pelo menos um combinará com seu décor:
1. Árvores de natal de feltro

(/)
Simples, estas árvores de feltro são um projeto de faça você mesmo descontraído para deixar a o décor natalino mais artesanal e rústico.
Materiais
- Feltro
- Galhos
- Pistola de cola quente
- Cola para madeira
- Tesoura
- Papel e caneta
Como fazer
(/)
Para fazer as árvores, você precisará criar um molde. Desenhe-o à mão ou imprima modelos de árvore de natal para colorir, facilmente encontrados na internet. Recorte-a e dobre-a ao meio.

(/)
Dobre um pedaço de feltro ao meio também e, prendendo o molde ao tecido com alfinetes, comece a recortar. Quanto mais recortes no feltro, mais frondosa será a árvore!
Selecione pequenos galhos grossos e, se desejar, pedaços de troncos para fazer a base do enfeite. Dobre cada peça de feltro ao meio, aplicando cola quente na dobra e colando o tecido ao galho. Deixe um centímetro de cada parte da árvore sobrando no topo. Repita este passo até que as árvores fiquem cheias. As pontas, em cima, estarão soltas – adicione cola ao centro e cole-as com cuidado, para que pareça o topo cônico de um pinheiro.
Para terminar, cole os galhos nos pedaços de tronco pequenos com cola quente ou, se a tiver em casa, cola para madeira.
2. Arte em espelho
(/)
Criado com um espelho, este quadro acolhe os convidados com frases motivacionais e desejos de um bom natal e próspero ano novo.
Materiais
- Espelho do tamanho desejado
- Letras recortadas em vinil
- Tinta em spray branca
- Fita crepe
Como fazer
(/)
Escreva a frase no computador e imprima as letras em vinil. Recorte-as e aplique-as no espelho em seguida. Se desejado, cole a fita crepe na moldura para evitar pintá-la.
Passe o spray branco por toda a superfície do espelho, deixando secar e então prosseguindo com mais camadas leves. Remova as letras de vinil com cuidado, usando uma pinça.
3. Girlanda de alecrim
(/)
Não há uma guirlanda em sua casa? Aproveite as ervas do jardim para criar um modelo próprio e aromático!
Materiais
- Ramos de alecrim
- Moldura circular feita de arame
- Elásticos
- Arame verde
- Cortador de arame
Como fazer
(/)
Junte três ramos de alecrim pela ponta, usando um elástico. Repita este passo pelo menos dez vezes – o total de ramos amarrados necessários dependerá do tamanho da moldura e do quão cheia você quer que ela fique.
Usando o arame verde, junte o primeiro conjunto à moldura. O seguinte deverá cobrir o arame do anterior e assim por diante, até toda a circunferência estiver coberta.
Pendure a guirlanda na porta ou janela com uma fita decorada ou em uma moldura, colocando-a na parede.
4. Ornamentos de quadro negro

(/)
As paredes com tinta de lousa foram muito populares durante 2016 – descontraídas, combinam até mesmo com a decoração natalina. Uma versão menor em madeira furada no topo se torna ornamento e decora a árvore de natal.
Materiais
- Tinta de lousa em spray
- Pedaços de madeira em formatos diferentes
- Fitas coloridas
- Caneta de giz ou giz
- Sininhos (opcional)
Como fazer
Coloque os pedaços de madeira sobre uma superfície coberta com muito jornal ou papel manteiga. Passe o spray de tinta de lousa, espere secar e repita do outro lado, até completar três camadas de tinta em toda a madeira.
Quando as peças estiverem completamente secas, divirta-se desenhando e escrevendo nelas. A caneta para giz é prática, mas se não encontrada, pode ser substituída pelo giz comum. Limpe pequenos erros nos traços e caligrafia com cotonetes.
Faça um pequeno furo no topo das placas e passe a fita colorida. Se desejar, amarre sininhos aos ornamentos.

(/)