6 truques fáceis de organização que até os mais bagunceiros vão adorar

Estas dicas vão te ajudar se você sofre com a bagunça em casa e não sabe por onde começar ou como encarar a preguiça e organizar

abre-erros-de-limpeza-que-voce-comete-em-casa

 (/)

A falta de tempo é uma das maiores inimigas da organização. Se a vida fica corrida e você mal consegue pisar em casa durante a semana, é provável que você também não consiga se organizar para fazer a limpeza e manutenção dos espaços durante o final de semana. Por isso, falamos com a personal organizer Juliana Faria, da Yru Organizer, que deu seis dicas infalíveis para quem quer mudar de vida hoje.

1. Faça a organização e a limpeza parte da sua rotina

“Organizar tem que fazer parte da rotina, como ir à academia ou fazer dieta”, diz Juliana. Quanto mais integrado ao seu dia a dia, mais fácil será deixar a casa nos eixos e menos você terá que pensar sobre o que fazer – fica automático. A dica é organizar ou limpar por partes três vezes por semana. Para algumas pessoas pode ser mais fácil separar a atividade por ambiente ou por tema, como guardar tudo o que está fora do lugar ou levar toda a roupa suja para o cesto, por exemplo.

2. Deixe uma sacola da bagunça em cada cômodo

Muito da bagunça de casa vem de tirarmos os objetos, roupas e acessórios dos lugares originais e não devolver. Para resolver isso, a personal organizer aconselha criar várias “sacolas da bagunça” e deixar uma em cada ambiente da casa. “Tudo o que não pertence ao espaço pode ser colocado na sacola. Assim, quando você colocar cada coisa em seu lugar já está tudo concentrado”, conta. Outra dica é guardar os papéis em caixas, o que disfarça a bagunça e deixa a busca mais prática. Lembre de organizar e retornar os itens uma vez por semana.

3. Troque a vassoura por um aspirador de pó

Nós já explicamos como escolher o aspirador de pó ideal para a sua casa, e ele pode ser seu grande aliado na limpeza da casa. Para a personal organizer Juliana Faria, o que vale é a praticidade do aspirador, que limpa com mais eficiência e menos trabalho do que uma vassoura, por exemplo. Passe pela casa em dias alternados para aliviar a limpeza pesada. Ela também indica o uso de outros produtos, como um esfregão com reservatório ou um daqueles rodos que já vêm com as folhas de higienização.

4. No quarto, organize as roupas usadas

Esta dica é para aquela roupa que você usou e não está super limpa para ser posta novamente no armário, mas também não está suja para ser lavada na máquina. “Coloque as roupas usadas em cabides, deixe arejando no quarto por um dia e volte a colocá-las no armário”, ensina a personal organizer.

5. No banheiro, deixe dois borrifadores à postos

Após o banho, o ideal é secar as paredes do banheiro (especialmente dentro do box) para evitar mofo e manchas. Para isso, Juliana indica o uso de dois borrifadores: o primeiro você enche com água e detergente e, o segundo, com desinfetante. O jogo é rápido, basta aplicar a primeira mistura, secar com uma toalha de papel, aplicar a segunda mistura, deixar agindo por dez minutos e também secar com papel toalha. “E você pode fazer isso no tempo de um banho. Eu, por exemplo, fazia essa limpeza enquanto meu filho tomava banho”, conta a profissional.

6. Na cozinha, deixe uma bacia com água e detergente na pia

Louças acumuladas e empilhadas são um problema em qualquer morada. Para facilitar a limpeza e evitar a bagunça, encha uma bacia com água e detergente e deixe na pia. Quando tiver pratos, copos e talheres sujos, coloque-os ali – o resultado é uma louça mais organizada e mais fácil de limpar!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s