7 maneiras diferentes de usar uma cômoda vintage na decoração

Essas sete cômodas foram usadas de maneiras diferentes em sete ambientes da casa, repaginadas ou não, transformando o décor com estilo

Quem gosta de objetos multiuso e mais ainda de espaço extra para guardar os pertences, já deve ter pensado em maneiras diferentes de usar cômodas na decoração. Versáteis, elas podem ser aproveitadas em todos os ambientes da casa! Especialmente se são vintage, com qualidade de móvel antigo e estilos diferenciados.

Encontradas em antiquários e feirinhas de variedades, elas podem ser uma barganha e mais úteis que o móvel que estão substituindo. Confira sete maneiras de dar uma nova vida às cômodas, uma para cada ambiente da casa.

Penteadeira para o banheiro

comoda-vintage-transformada-em-penteadeira-em-banheiro-branco-country-living

A família Parsons, durante a reforma de sua nova casa em Cape Cod, tomou uma decisão: transformar uma cômoda vintage encontrada no Craigslist (uma espécie de página de classificados online) por 35 dólares em um gabinete de banheiro. O trabalho não foi nada simples. Por dentro, a cômoda precisou ser modificada para receber os canos e a pia, além de um tratamento impermeabilizante.

No fim o esforço valeu a pena! Com uma pia branca e dourada, a cômoda trouxe personalidade ao banheiro mais moderninho, revestido por tinta e mármore. Para combinar, também instalaram um espelho de moldura amadeirada e duas luminárias de parede antigas.

Organizadora para o hall

comoda-vintage-marrom-no-hall-com-papel-de-parede-e-espelho- Design Sponge

Às vezes é difícil decidir o que fazer com o hall, um ambiente híbrido da casa que, apesar de ser a primeira impressão dos visitantes, não tem muita identidade. Uma cômoda estreita com gavetas é ideal para o serviço: combinada a um papel de parede diferente e um espelho, seu hall será completamente transformado.

Sem contar que o décor é extremamente funcional. Você pode guardar de tudo nas gavetas, desde guarda-chuvas reservas até chaves, cartas, luvas, chapéus e muito mais.

Ilha para a cozinha

comoda-vintage-vira-ilha-na-cozinha-vanessas modern vintage home

Se sua cozinha já tem uma atmosfera vintage, uma cômoda antiga completará o décor e ainda trará uma grande quantidade de gavetas par guardar itens avulsos como livros de receita, formas de bolo e toalhas de mesa.

Porém, é preciso escolher o modelo com cuidado: a ilha precisa ter um tamanho próximo ao de seus balcões, ou não se integrará tão bem ao planejamento da cozinha. A peça acima também ganhou um novo tampo, próprio para preparo de alimentos e uso no ambiente, e rodinhas para ser realocada em dias de limpeza ou quanto os moradores precisam de mais espaço para receber visitas. Em seguida, é só dar-lhe um novo tampo, próprio para cozinha, e usá-la para tudo. A ilha se torna um balcão multifuncional para preparação das refeições e para cafés da manhã descontraídos.

Escrivaninha multiuso

comoda-vintage-usada-de-escrivaninha-hgtv

A escrivaninha da foto tinha uma particularidade: a gaveta superior parecia ter sido feita exatamente para ser puxada e usada como suporte de laptop! Ter uma cômoda com todos os seus pertences e uma gaveta dessas pode ser uma ótima solução de economia de espaço no quarto, dobrando a função do ambiente para home office também.

Ela não precisa, necessariamente, já vir com esta gavetinha. Você pode mandar fazer uma sob medida ou instalar uma tábua de madeira na primeira gaveta da cômoda, transformando-a em um suporte. 

Estação de café vintage

colagem-antes-e-depois-aparador-de-madeira-fica-azul-cafe

Com muitos móveis de madeira por toda a casa, Rachel, do blog Like a Saturday, não queria mais uma peça do material. Por isso, ela transformou a cômoda herdada da avô, mantendo a identidade vintage com um toque novo de moderninade.

Pintada com tinta de lousa azul e com novos puxadores de cobre e vidro, ela foi colocada em um canto da casa com todos os itens do café. As bandejas e tampas dos potes foram escolhidas em um tom mais claro da mesma cor, harmonizando a composição!

Bar estiloso

comoda-vintage-branca-e-dourada-bliss-at-home

Antes, esta cômoda já havia sido usada como aparador na sala – mas o azul das gavetas não combinava tanto com o décor e a moradora acreditava que podia transformá-la em uma peça mais elegante. Ela foi pintada por completo com tinta branca brilhante, salvo as maçanetas que, coloridas várias vezes por antigos donos, foram restauradas ao seu brilho dourado original.

Depois da transformação, a cômoda ganhou outra vida na sala de jantar como um bar. Suas gavetas agora guardam copos, toalhas, guardanapos, abridores de garrafa e muito mais. Sobre ela, uma bandeja com todas as bebidas da casa, prontas para receber bem as visitas!

Aparador para a TV

colagem-antes-e-depois-aparador-de-tv-bicolor

Esta cômoda tem história: além de sua idade avançada, ela foi o primeiro móvel que a blogueira Carrie, do Dream Green DIY, e seu então novo marido compraram como um casal. Cheia de riscos e com a madeira bem gasta, chegou um momento em que ela precisaria ser repaginada ou jogada fora.

A solução foi manter as gavetas na cor original e colorir o contorno da estrutura de branco, dando um toque moderno ao móvel simples. A tinta ajuda a cobrir e disfarçar os arranhões, modernizando a peça!

Leia também:

Penteadeiras retrô, modernas e versáteis (que viram escrivaninha!)

Antes e depois: 12 móveis repaginados

Fonte: Apartment Theraphy

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s