A família italiana que virou referência de design no Brasil

Ao lado dos irmãos, João Saccaro toca a marca que leva, além do nome da família, uma história nascida do fascínio do pai pelo fazer artesanal.

01

 (/)

Caxias, Rio Grande do Sul, 15 de junho de 1946. Data da compra do lote que viria a abrigar a primeira fábrica da marca que, 67 anos depois, é referência em mobiliário de alto padrão e objetos. A história começa quando Albino Saccaro, filho de produtores de vinho, se encantou com a produção de cestas de vime que abrigavam o líquido, como manda a tradição italiana. Ao passo em que ajudava a família, viu naquilo uma chance de inovar. Com a fibra, passou a produzir mesas, camas e berços, e o negócio se popularizou na região. Ensinou, então, todo o processo aos filhos homens – Ivo, Cornélio, Jorge e João, hoje responsáveis pela empresa que carrega o nome da família: a Saccaro. A marca conta com uma equipe própria de designers e já lançou coleções com profissionais renomados, como Guto Indio da Costa, Zanini de Zanine e Carlos Motta. A preocupação com os detalhes e o cuidado artesanal é algo pregado pelo patriarca Albino desde o início. Para João, filho mais novo e diretor de marketing e comercial, esses foram alguns dos diferenciais da Saccaro há 30 anos, quando pouco se investia no design. Para transmitir esses conceitos, estruturaram um sistema de franquias, que há 20 anos provam eficiência. “Nos anos 1990, uma das nossas campanhas de mídia mostrava as mãos de meu pai e dizia que o que dá vida aos nossos móveis é a sensibilidade das nossas máquinas. Isso me marcou muito e está muito claro até hoje”, acrescenta João.Os frutos de muito trabalho em família já alcançam 15 países, com franquias em Miami, Cidade do México e Santa Cruz de la Sierra, por exemplo, e mais de 40 lojas espalhadas pelo Brasil.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s