A Galeria Estação completa 1 década exibindo o melhor da arte popular brasileira

A Galeria Estação completa 1 década apostando na arte popular, em São Paulo.

Na época, parecia um plano ousado, mas a colecionadora Vilma Eid persistiu em seu sonho. Há dez anos, a Galeria Estação abriu suas portas no bairro paulistano de Pinheiros para mostrar ao público obras da arte popular brasileira. Um modelo inédito no país até então. Quem entra nos 450 m2 da casa pode ver um acervo permanente e exposições temporárias dessas “obras espontâneas”, como diz Vilma. Ela conseguiu reunir 59 nomes e 1 377 obras, resultado de uma pesquisa intensa, com olhos de lince e muito críticos. “Meu olho é o meu capital, não falha”, diz, com a confiança de quem guarda uma reputação de respeito de anos de trabalho. A colecionadora viaja cerca de duas vezes ao ano ao interior do Nordeste e ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, procedências da maioria de seus artistas. “São pessoas muito simples e tenho muita cautela ao chegar a eles, já que a maioria não tem consciência de que está fazendo arte”, conta Vilma. Dos muitos artistas que revelou ao circuito dos grandes centros urbanos, estão o pernambucano José Bezerra e o sergipano Cícero Alves dos Santos, ou Véio, entre outros.

 

Conheça a coleção particular de Vilma Eid: http://casa.abril.com.br/materia/o-apartamento-de-vilma-eid-vira-uma-galeria-de-arte-popular-brasileira

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s