A história de Francesca Alzati e seus tapetes

Valorizando o trabalho de artesãos de diferentes etnias, a designer e empresária Francesca Alzati consolidou a excelência da sua marca de tapetes, a by Kamy.

00-a-historia-de-francesca-alzati-e-a-by-kamy-tapetes

 (/)

A vida de Francesca é uma daquelas histórias pessoais fascinantes guiadas puramente pelo amor. Ou, mais exatamente, por uma sobreposição de amores, como ela mesma define. Primeiro veio a arquitetura – que estudou no Politécnico de Milão, sua terra natal, e exerceu no Brasil após a mudança da família, tendo o privilégio de estagiar no escritório de Oscar Niemeyer e no de Ruy Ohtake. Depois, como consequência da paixão e do casamento com o iraniano Kamyar Abrapour, chegou o amor que segue como o coração de sua atividade: a arte milenar da tapeçaria. “Quando comecei a viajar para conhecer artesãos de comunidades nepalesas, chinesas e indianas, fiquei maravilhada com a quantidade de histórias e costumes por trás desse ofício”, revela. Aos conhecimentos que o marido já tinha, muitos deles herdados da família tradicional do ramo, Francesca somou o academicismo europeu e seu olhar contemporâneo. “Tive uma formação acadêmica rígida na Itália e aqui a minha criatividade pôde florescer”, conta ela, que assina cerca de 70% das estampas de seus tapetes. Seus desenhos são transformados em tramas por artesãos de várias etnias. “Costumo brincar que temos o mundo como nossa fábrica.” A irreverência da empresária garante uma propriedade contemporânea à by Kamy, resultado também de parcerias improváveis, como a mais recente, com o artista e designer Glauco Diógenes. “Ele nunca tinha pensado em criar tapetes, mas desenhou um modelo lindo que demorou seis meses para ser feito no Nepal”, fala.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s