Aplicação de tecido na parede

Posso aplicar um tecido por cima de outro na parede?

“Mandei colocar tecido na minha parede, mas o serviço ficou péssimo. Posso aplicar outro por cima dele?” Izilda Ponciano, por e-mail.

cc607_secoes27_01

 (/)

Para uma nova aplicação, é indispensável retirar o tecido antigo, recorrendo ao solvente adequado. Se o aplicador empregou cola branca, por exemplo, deve-se usar água. Depois de remover todo o tecido, é preciso lixar a paredepara deixá-la bem lisinha, sem imperfeições, e pronta para receber outro revestimento. Algumas orientações garantem um melhor resultado. A primeira delas é escolher bem o tecido. Prefira os próprios para decoração e que sejammais grossos, como a lona. Os muito finos, como o algodão, enrugam e formam bolhas com facilidade. Além disso, mostram mais as imperfeições. Evite ainda os tecidos mistos, que tendem a formar manchas. O passo seguinte éem relação à cola: certifique-se de que esteja bem diluída (3 partes de água para 7 partes de cola) – do contrário ela secará rapidamente e não segurará bem o tecido. O mesmo acontece se ela for muito diluída, demorando mais a secar. Outro fator que influencia nessa equação é a temperatura ambiente: lugares quentes pedem uma cola mais diluída. Fazer um teste em uma pequena área de parede ajuda a determinar a melhor proporção. Por último, vale ressaltar que, mesmo que você tenha tido uma experiência anterior ruim, é sempre melhor confiar o trabalho a um profissional. Peça a indicação de um aplicador experiente em lojas de tecidos de decoração e converse com ele sobre como executa o trabalho. Entre os segredos do sucesso está realizar o serviço aos poucos, espalhando a cola com um rolinho, e aguardar a secagem completa para fazer o acabamento.

Consultores: designer têxtil Ana Morelli, tel. (11) 8208-8860, São Paulo, e artesão Marcelo Darghan, http://www.marcelodarghan.com.br.

Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s