Arquitetura efêmera de Smiljan Radic na Serpentine Galleries

Nos últimos 14 anos, a Serpentine Galleries convida arquitetos para projetar um pavilhão no Parque Kensington Gardens. Este ano, a criação é do chileno Smiljan Radic.

 

Como uma plataforma de experimentação arquitetônica, o pavilhão temporário da Serpentine Galleries, localizado no Parque Kensington Gardens, surpreende turistas e moradores a cada verão desde 2000, quando a iniciativa foi criada. Herzog & de Meuron, Peter Zumthor, Frank Gehry, Oscar Niemeyer e Rem Koolhaas são alguns nomes que já deixaram suas marcas por lá. Este ano é a vez do arquiteto chileno Smiljan Radic. Seu projeto apresenta uma estrutura cilíndrica translúcida produzida de fibra de vidro com espessura muito fina. Com 540 m², a obra, apoiada sobre 60 toneladas de rocha, lembra um grande casulo e incorpora janelas metálicas de onde se contempla o parque. “À noite, graças à transparência da casca, a luz atrai a atenção das pessoas, assim como lâmpadas atraem mariposas”, conta Radic, um dos arquitetos mais reconhecidos do Chile. Os profissionais convidados anualmente para criar o pavilhão efêmero recebem o prazo de apenas seis meses para conceber e concluir a obra, maneira de provocar os limites da prática arquitetônica.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s