Art déco: decoração com formas geométricas

Combinando a inventividade tecnológica com o preciosismo manual dos artesãos, o estilo art déco aparece em móveis e objetos

Gosto de peças pouco enfeitadas, mas não minimalistas”, diz o decorador gaúcho Ari Lyra ao explicar o porquê de sua admiração pelo art déco. Em seu apartamento no bairro paulistano de Higienópolis, o estilo do entre-guerras aparece pontuado em móveis e objetos. Revelado em 1925, durante a Exposição Internacional de Artes Decorativas das Indústrias Modernas, em Paris, o art déco combinava a inventividade tecnológica com o preciosismo manual dos artesãos, aplicado em porcelanas, pratarias, esculturas, mobiliário, tapeçaria e também na arquitetura. “É um estilo cenográfico, que caiu no gosto do cinema americano e se tornou bastante popular”, diz a professora de história da arte Heloísa Dallari. Diferentemente da França, onde começou muito decorado e luxuoso, o art déco ganhou contornos mais modernistas e aerodinâmicos nos Estados Unidos, na década de 1930. Conheça também os estilos de decoração neste vídeo com o decorador Fernando Piva.

* Preços pesquisados em agosto de 2009.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s