Arte: conheça as novas instalações de Inhotim

Instalações, fotografias e obras sensoriais de grande porte fazem parte dos novos pavilhões do Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais

O instituto inaugurou recentemente pavilhões de artistas como Miguel Rio Branco e Hélio Oiticica, que traziam já nos anos 1970 discussões que hoje permeiam a ressignificação da arte e que trabalharam na fronteira entre arte pictórica, cinema e fotografia. Há também novos trabalhos das mineiras Rivane Neuenschwander e Marilá Dardot, pensados especificamente para Inhotim. As instalações dos americanos Chris Burden, Doug Aitken e Matthew Barney nos remetem a outras obras de intervenção na natureza.

Leia mais sobre o Inhotim

 

O Instituto Inhotim, idealizado no começo dos anos 2000 pelo empresário Bernardo Paz, tornou-se um dos mais grandiosos e importantes lugares para conhecimento e divulgação da arte contemporânea. Nesse mesmo período, a fotografia começou a se estabelecer como a grande forma de expressão do século 21, afirmando-se cada vez mais na contemporaneidade, tanto por fotógrafos que entram no mercado da arte quanto por artistas alheios até pouco tempo atrás à técnica fotográfica que passam a utilizá-la como suporte para suas obras. Por isso, não é de estranhar a opção dos curadores – Allan Schwartzman, Jochen Volz e Rodrigo Moura – pela fotografia neste grande museu a céu aberto ao eleger novas aquisições.

Em todos os trabalhos, de grande escala e que dificilmente estariam expostos em outros museus, a percepção do lugar é fundamental. O desejo de conexão do homem com a natureza se faz presente ao propor uma comunhão de sentidos. Numa época em que tudo parece se dissolver no ar, a arte se torna cada vez mais sinestésica,  xigindo do espectador não apenas interação como também disposição para se deixar envolver.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s