Artista ensina artesanato em couro e auxilia mulheres no Espírito Santo

A capixaba Jacqueline Chiabay usa o artesanato com sobras de couro para auxiliar outras mulheres a conquistar independência e recuperar a dignidade

abre-tramas-artesanato

 (/)

“Se eu ajudar uma só pessoa, já está bom”, diz Jacqueline Chiabay. Porém são centenas as mulheres que, nos últimos 30 anos, aprenderam um novo ofício graças a ela. Depois de estudar artes plásticas e enveredar pelo caminho da moda, descobriu no macio couro de cabra a matéria-prima com a qual gosta de trabalhar. Mais ainda se forem aparas que compra dos curtumes depois de tingidas. No ateliê que mantém em Viana, perto de Vitória, a artista ensina mães, filhas e avós de zonas rurais próximas a transformar o resíduo em peças de grande beleza – há cerca de uma década, as criações abrangem também o universo da casa. É tanta vontade de fazer a diferença que levou suas oficinas a presídios femininos do Espírito Santo, nos quais prepara detentas para a ressocialização por meio do artesanato. “Elas ganham um dinheirinho e – o melhor – recuperam a autoconfiança.”

01-tramas-artesanato

 (/)

02-tramas-artesanato

 (/)

03-tramas-artesanato

 (/)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s