Com qual frequência devemos trocar os objetos de casa?

É difícil determinar a validade de certos objetos da casa. Com esta lista, a tarefa ficará mais fácil - e você estará mais seguro!

Você sabe com que frequência deve substituir os objetos da sua casa? Muitos detalhes devem ser considerados: a idade do item, se ele está quebrado, se é possível consertar, o valor do conserto e da substituição e, principalmente, a eficiência do uso quanto ao gasto de energia.

A lista abaixo coloca em números o prazo de validade médio de itens comuns à maioria dos lares, deixando o processo de troca mais fácil. Geralmente, ao atingir estas datas, os objetos acumulam mais bactérias e a eficiência de certos eletrodomésticos diminui muito. Alguns chegam até a se tornar um risco para sua segurança! Fique de olho:

No quarto

1. Colchão: troca a cada sete anos

01-camas-prontas-ajudam-a-definir-o-estilo-do-quarto

Com que frequência você limpa seu colchão? A validade deste objeto e de vários outros desta lista depende muito da limpeza feita de maneira apropriada. Experimente passar um aspirador de pó nele sempre que for trocar a roupa de cama – uma maneira rápida e fácil de retirar o pó e os ácaros!

2. Travesseiros: a cada dois anos

Assim como acontece no colchão, os travesseiros são o ambiente ideal para proliferação de ácaros. Por isso, é necessário estar sempre atento com sua limpeza, principalmente se você é propenso a alergias. Você não precisa substituí-los antes desta data só porque eles não estão mais tão macios – é possível afofá-los! Aprenda em nossa matéria sobre o assunto.

3. Edredom: a cada cinco anos

É importante trocar o edredom a cada cinco anos. Lembre-se também de lavá-lo no mínimo a cada troca de estação!

Saiba mais detalhes de limpeza de diversos objetos da casa, de colchões até carpetes. 

No banheiro

4. Toalhas: de dois a três anos

03-descubra-quando-jogar-fora-e-trocar-23-objetos-da-casa

Com o passar do tempo, as toalhas não só passam a acumular mais bactérias – algumas delas até desenvolvendo um odor permanente – como perdem sua capacidade de absorção. Vale a pena trocá-las a cada dois anos para continuar sequinho – e limpo! – após o banho.

5. Tapete do banheiro: a cada dois anos

Os tapetes sofrem mais com a sujeira e umidade que nossas toalhas. Troque-os a cada dois anos!

Na cozinha e área de serviço

6. Potes plásticos: de dois a cinco anos

house-gift-28

Sim, os potes plásticos de nossa cozinha tem validade! Se você conseguir passar três anos sem perder a tampa do pote, usando-o com frequência, chegará a hora de trocá-lo. Também é importante substituir o objeto quando este possui arranhões ou rachaduras, favoráveis para a proliferação de germes – algo completamente contra produtivo, já que eles servem para proteger e conservar nossos alimentos!

7. Micro-ondas: a cada dez anos

Os alimentos demoram mais para aquecer? O aparelho tem feito alguns barulhos duvidosos? O motor de seu micro-ondas pode estar queimando, um sinal de que está chegando a hora de investir em outro eletrodoméstico.

8. Forno e fogão: de dez a quinze anos

Não espere todas as bocas do fogão entupirem e o forno parar de funcionar antes de decidir comprar um novo! Produtos que envolvem fogo, eletricidade e gás devem ser sempre observados.

9. Geladeira: a cada dez anos

caixa-de-madeira-dispoe-os-vegetais-na-geladeira

A função da geladeira é conservar nossos alimentos e, por isso, ela mesma deve estar sempre com a manutenção em dia!

10. Lava-louças: de oito a 10 anos

Para evitar surpresas – como sujeiras nos pratos mesmo depois de coloca-los na máquina – faça substituições deste eletrodoméstico a cada oito anos, em média.

11. Lavadora e secadora de roupas: de oito a 12 anos

Você pode estender a vida destes eletrodomésticos limpando-os regularmente. Preste atenção na qualidade dos dutos e aquecedores dos modelos que envolvem lavagem e secagem quentes – o acúmulo de fibras como a do algodão nestas partes do aparelho pode causar incêndios.

Na sala

12.  Almofadas decorativas: de dois a quadro anos

5-tendência-decor-almofadas-mudcloth

O tempo de substituição de objetos como almofadas varia muito, dependendo do uso, do desgaste e de defeitos no material com o qual ela é composta. Porém, se você limpa o estofado a cada quatro meses e lava as capas quando elas mancham, elas duram muito mais!

Em ambientes diversos

13. Detectores de fumaça: a cada dez anos

Segurança em primeiro lugar! Se o detector de fumaça apita depois da troca das baterias, ou não toca quando é testado, é hora de troca-lo.

14. Ar condicionado: de 10 a 15 anos

Quanto mais novo o ar condicionado, menos energia ele gasta – e vice-versa!

Leia também:

Como limpar a casa em apenas 2 horas?

5 coisas que você deve limpar todos os dias em casa

Aprenda a limpar cerâmica, porcelanato, laminado, vidro, madeira…

banner_gotoshop_casa

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s