Como evitar a a umidade no armário

Confira dicas de profissionais e evite que as roupas mofem dentro do guarda-roupa

“Tenho um filho que sofre de rinite e moro em um lugar muito úmido. O que posso fazer para evitar que as roupas do armário mofem?” Eliane Queiroz, por e-mail.

secoes-cc-ago-05

 (/)

A primeira medida é verificar se existe algum problema além da umidade do ar, como vazamentos e infiltrações na alvenaria, e providenciar o conserto. Na parede de fundo do móvel, podem ser aplicadas placas de poliestireno expandido (isopor) ou mesmo uma tinta impermeabilizante, que ajudam a prevenir a entrada de umidade no ambiente. Evite instalar o armário em paredes que não recebem a luz do Sol. Você também pode recorrer a desumidificadores elétricos. Existem modelos no mercado próprios para armários e gavetas – só é necessário ter uma tomada dentro do móvel. Algumas soluções bem corriqueiras vão ajudar a melhorar a vida do seu filho. Não deixe que ele use peças de roupa guardadas há mais de três meses sem lavá-las (elas podem estar infestadas de ácaros, um dos principais inimigos de pessoas com rinite alérgica). Troque a roupa de cama uma vez por semana, incluindo colchas, cobertores e edredons. Ter quatro jogos de lençol é o ideal – assim, cada um será usado uma vez por mês. Por fim, manter o ambiente bem arejado e aberto à luz solar também é indispensável.

Consultores: arquitetas Claudia Pina, tel. (11) 3392-1962, São Paulo, e Cinthia Liberatori, tel. (11) 3031-1153, São Paulo, e médico João Negreiros Tebyriçá, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia no Rio de Janeiro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s