O friozinho chegou e a vontade de se aninhar debaixo de uma coberta quentinha fica irresistível. Se o seu enxoval precisa de uma renovada, conheça aqui os lançamentos mais transados e aprenda a combinar as peças de um jeito bacana.
-
1.
zoom_out_map
1/10
Para cobrir a cama de charme
-
2.
zoom_out_map
2/10
Com a graça do feito a mão
Uma mistura que sempre funciona é o mote desta arrumação: juntar peças que valorizam o trabalho artesanal, como a colcha inteiramente bordada e a manta ao pé da cama, a outras de visual mais básico, com tons neutros e tecidos requintados. “Conjuntos sóbrios acolhem bem texturas e toques de cor, que podem aparecer em acessórios de linho, cashmere e tricô”, diz Romeu Trussardi Neto, fundador da Trousseau. No ambiente, todos os móveis são da Madeira Bonita.
Capa de almofada com fundo branco e desenho geométrico Illusion (66 x 66 cm). À venda por 268 reais na Trousseau.
De tricô, feita de fio de algodão e acrílico, almofada Trança Arroz (65 x 40 cm). Custa 414 reais na Zizi Maria.
Com estampa de losangos, capa de almofada modelo Diamantato (70 x 35 cm). Vale 245 reais na Trousseau.
O duvet (capa de edredom) Atene permite variar as combinações. De algodão egípcio, custa 2 358 reais (tamanho king) na Trousseau.
O tom laranja-queimado da manta de tricô Dupla-trança (2,40 x 2,50 m) dá vida ao conjunto. Por 432 reais na Valencien.
Bordadas a mão pelas Bordadeiras do Jardim Conceição, colcha de percal (2,40 x 2,60 m, a partir de 2,1 mil reais) e almofada (40 x 40 cm, 81 reais).
-
3.
zoom_out_map
3/10
A favor do romance
Nesta composição, os forais, que nunca saem de moda quando se fala de enxoval, aparecem em tons esmaecidos, em harmonia com a paleta de beges da decoração. Essas cores delicadas inspiram o tom dos acessórios, que incluem uma almofada azul de tricô e uma manta de cashmere vermelha. “Complementos assim para o jogo principal deixam a cama mais gostosa”, diz Lais Nasser, gerente de marketing do Mundo Enxoval. Ambiente das decoradoras Suzana e Juliana Shermann com móveis da QE Quartos.
O floral alegra o duvet (queen) de algodão egípcio de fibra longa, com portatravesseiros, da grife italiana Frette. Na Marlene, 3 242 reais.
Com detalhe plissado, o jogo de lençol Pintuck (queen), da coleção Nuit d’Hiver, é composto de algodão egípcio 300 fios. Mundo do Enxoval, 585 reais.
No mesmo tom de azul do duvet, porta-travesseiro Joie, de tricô de fio acrílico (70 x 50 cm). À venda por 77 reais no Mundo do Enxoval.
De tricô e confeccionada com fio acrílico, a capa de almofada Joie (40 x 30 cm) se combina ao porta-travesseiro e vale 55 reais no Mundo do Enxoval.
O puro cashmere garante a maciez da manta italiana com franjas Cecchi Harris (1,40 x 1,80 m), do Mundo do Enxoval. Modelo à venda por 2 112 reais.
-
4.
zoom_out_map
4/10
O que está na moda?
Os matizes azulados e as variações de lilás e uva aparecem em peso nos jogos de inverno, combinados a tons terrosos e vermelhos intensos. “Nossa cartela de cores não é tão sóbria quanto a da Europa”, afirma Laís Nasser. “Entre as estampas, estão em alta as que imitam bichos”, diz Ana Paula Moreira, coordenadora de desenvolvimento de produto da Karsten.
-
5.
zoom_out_map
5/10
Ousada estampa animal
Marcante, esta cama une a delicadeza da renda do jogo de lençol branco com o selvagem desenho zebrado da colcha. E ganha charme extra com o colorido das almofadas, que formam um belo conjunto de padrões gráfcos. “Paletas neutras, como esta, de branco, preto e cinza, permitem misturas mais ousadas de texturas e estampas”, diz Mirian Gotfryd, proprietária da Blue Gardenia. Ambiente montado pelas decoradoras Flávia Brito e Rebeca Borin. Móveis da QE Quartos.
Felpuda e macia, a almofada branca Pele Bretagne (70 x 36 cm), de material sintético, custa 170 reais. À venda na Blue Gardenia.
Quatro almofadas estampadas da Mixtape. As que medem 50 x 50 cm custam 245 reais, cada uma, e as de 60 x 30 cm, 230 reais, cada uma.
Confeccionado com malha de algodão de fio penteado, o jogo de lençol Blend Malha custa 191,90 reais (casal). Da Altenburg.
Com detalhes de renda, jogo de lençol Galles (queen), de algodão egípcio 600 fios. Trussardi, 3 294 reais.
Estampa vichy na colcha de algodão Verona (queen). Por 426 reais. Porta-travesseiros (70 x 50 cm), 62 reais, cada um. Na Lola Home.
Dupla-face, colcha de algodão com estampa de zebra (casal). Por 287,90 reais (com os porta-travesseiros) na Altenburg.
-
6.
zoom_out_map
6/10
Como combinar com graça?
Para criar arrumações lindas com o enxoval que você já tem, aposte em acessórios, como mantas, almofadas e peseiras, com texturas e cores vibrantes. “Brinque com brilhantes e opacos, inclua peças de fibras naturais e use estampas”, diz Ana Paula Moreira, da Karsten. “Mas a gama de cores não pode brigar com a decoração do quarto.”
-
7.
zoom_out_map
7/10
Lindos jogos de solteiro
Montados de acordo com a base creme e marinho do quarto, os conjuntos que forram estas camas de solteiro são boas opções para composições unissex. “Jogos de lençol lisos com bordados, combinados a tecidos com desenhos delicados e colchas com texturas, criam contrastes interessantes e agradam de crianças a adultos”, afrma Leandra Mara de Souza, da MMartan. Neste quarto de hóspedes, decorado pela designer de interiores Paola Ribeiro, o enxoval enriquece as camas e banquetas de laca da QE Quartos.
Manta de microfibra (1,60 x 2,20 m), por 131,40 reais. Na outra banqueta, manta de poliéster com franjas (1,30 x 1,50 m), 113,40 reais. MMartan.
Almofadas Búzios, de crochê, e Trancinhas, de tricô (na outra cama). Ambas medem 50 x 50 cm e custam 414 reais. À venda na Zizi Maria.
Liso e no tom off-white, jogo de lençol Day by Day de algodão 300 fios, com moldura marinho bordada, 437,40 reais (no tamanho queen). Da MMartan.
Com delicada estampa floral, jogo de lençol Liberty (solteiro), confeccionado com algodão 200 fios. Com três peças, vale 281,40 reais. MMartan.
De efeito micromatelado, a colcha Easy Mix (solteiro), de algodão egípcio 200 fios, com porta-travesseiro, vale 299,40 reais. Da MMartan.
-
8.
zoom_out_map
8/10
Um enxoval que dure bastante
As crianças vão crescendo e mudando de gosto. Se você quer montar para elas um enxoval que acompanhe essa evolução, prefira ter tecidos lisos nas peças maiores (edredons, colchas e cobertores). “Deixe as estampas para os lençóis, que podem ser trocados a cada ano”, indica Leandra Mara de Souza. Materiais leves, como o algodão e a microfibra, são os mais indicados.
-
9.
zoom_out_map
9/10
Elegância contemporânea
Clássica e de linhas suaves, esta cama recebeu uma arrumação à sua altura, com colcha de veludo de algodão e peças em variações bem clarinhas de roxo e berinjela. “Hoje, aquela cama com cobreleito pesado e cheia de rolinhos não existe mais. O sofsticado é ter um bom jogo de lençóis, uma colcha de piquê e um duvet com um delicioso recheio de plumas”, ensina Mirian Gotfryd. Cama e banco com detalhe platinado da Madeira Bonita.
De veludo cinza, porta-travesseiros que acompanham a colcha Monte Carlo, queen. Por 999 reais. Da Buddemeyer, à venda na Casa Almeida.
O jogo de lençol de cetim Pele de Pêssego (queen) conta com toque aflanelado e custa 750 reais. Buddemeyer, na Casa Almeida.
Porta-travesseiros e cobre-leito com estampa floral Caneva (casal), de poliéster com microfibra. Por 132,90 reais. Karsten.
O amarelo da capa de almofada de tricô Granf (70 x 35 cm) traz vibração. Trousseau, 215 reais.
De cetim e com textura aflanelada, capa de edredom Pele de Pêssego (queen), 799 reais. Buddemeyer, na Casa Almeida.
Confeccionada com fio acrílico, manta Cajon (1,27 x 1,52 m), a postos para criar aconchego. Preço: 94,90 reais na Karsten.
-
10.
zoom_out_map
10/10
As novidades dos tecidos
As fibras ultramacias são a grande aposta dos fabricantes. Entre elas, o liocel e as novas microfibras sintéticas. O algodão aparece misturado ao cetim e na versão egípcia com mil fios. “A qualidade dos tecidos não é mais definida apenas pela quantidade de fios, mas pela tecnologia empregada nas tramas também”, diz Romeu Trussardi Neto, da Trousseau.