Cortinas devem chegar até o chão?

Profissionais respondem dúvida da leitora sobre cortinas.

“O tecido da cortina deve esconder ou deixar à mostra o rodapé trabalhado? A que altura coloco a abraçadeira? Ainda se usam sanefa e bandô? Mônica Ramos, Petrópolis, RJ”.

cc607_secoes28_01

 (/)

Designers de interiores são unânimes em afirmar: cortinas devem chegar até o chão. A medida assegura um visual elegante e alonga o pé-direito. Quanto ao rodapé trabalhado, será possível apreciá-lo em outros pontos do ambiente ou quando a cortina estiver aberta. Além disso, a abraçadeira que você deseja usar acaba sendo mais adequada a cortinas que vão do teto ao chão, pois interfere no caimento do tecido. Não existe uma altura exata para colocá-la. Alguns profissionais indicam, por exemplo, dividir o pé-direito do local por três e posicionar a abraçadeira a um terço, a partir do teto, ficando os dois terços restantes entre ela e o piso. O bandô, aquela faixa larga de tecido que dá o acabamento à parte superior da cortina, assim como seu prolongamento para as laterais, chamado de sanefa, já foram substituídos nos projetos contemporâneos por cortineiros de gesso e caixas de MDF pintado.

Consultores: designers de interiores Mônica Bagatelli, tel. (11) 2978-3480, e Roberto Negrete, tel. (11) 3082-5156, São Paulo.

Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s