Design Weekend pelos profissionais que marcaram o evento

Marcelo Rosenbaum, Fábio Galeazzo, Marisa Ota, Guto Requena e Maurício Arruda comentam sobre o festival de design que agitou São Paulo de 23 a 26 de agosto. 

No encontro Um Urbanismo para a Felicidade, Marcelo Rosenbaum fez parte do time de palestrantes que discutiu novas abordagens ligadas ao tema. De portas abertas, o escritório de Fabio Galeazzo teve como destaques um painel de azulejos e sua coleção particular de vidros opacos de época. Marisa Ota, realizadora da feira Paralela Gift, explorou o novo luxo na estreante Luxo Para Todos. E Guto Requena e Maurício Arruda fizeram um bate-papo na cobertura de seu estúdio, na primeira edição aberta do Design na Laje. Aqui, conheça um outro lado do Design Weekend – o evento por seus participantes.

01-design-weekend-pelos-profissionais-que-marcaram-o-evento

 (/)

Marcelo Rosenbaum

“A busca do ser humano é pela felicidade. O urbanismo é pensado para o ser humano, isso é o urbanismo para a felicidade. [A próxima grande mudança de São Paulo é] olhar para o ser humano, ter tempo de enxergar as pessoas que estão ao nosso lado. A gente fala hoje nesse momento de coletivo, e a partir do momento que você tem uma comunidade de design e ela não está junta, não forma a força. Então fazendo isso virar um calendário na cidade, gera um grande desenvolvimento, gera possibilidades, encurta pontes. O Design Weekend é para isso.”

 

 

02-design-weekend-pelos-profissionais-que-marcaram-o-evento

 (/)

Fábio Galeazzo

“O Design Weekend é uma oportunidade única, inédita de mostrar como é possível transformar os ambientes com o olhar, […] trazer essas referências urbanas, que são feias, ver a beleza e transformar. O papel do design é fazer uma comunicação do cérebro com o coração e trabalhar com a emoção das pessoas, porque a vida na cidade, independente de onde você mora, é extremamente contestadora, e quando você entra em um ambiente que é agregado de design, de estética, de gosto, é apaziguante, tem uma função quase medicinal.”

 

 

03-design-weekend-pelos-profissionais-que-marcaram-o-evento

 (/)

Marisa Ota

“O perfil mais importante que eu procuro, o eixo condutor do pensamento de todos os projetos que eu e minha equipe desenvolvemos é sempre o trabalho do autor. Eu acredito que a coisa nova sempre te aguça de alguma maneira, e a minha vontade é trazer uma coisa especial para que você tenha novas experiências. E eu achei que o Design Weekend era o momento de lançar esse evento [a feira Luxo para todos], que era uma vontade antiga. É Luxo para todos porque é o luxo novo, sem esse valor tradicional, mas um valor novo, que é de cada um”.

 

 

04-design-weekend-pelos-profissionais-que-marcaram-o-evento

 (/)

Guto Requena e Maurício Arruda

“A gente tenta fazer [o Design na Laje] uma vez por mês ou a cada dois meses, e é sempre interno. Dessa vez falamos ‘Ah, vamos fazer externo’, a gente recebe muito e-mail de curioso, de estudante que quer conhecer o estúdio, que quer saber sobre o trabalho, e no Design Weekend a gente viu a oportunidade de abrir o escritório para essas pessoas. A nossa inspiração máxima é o homem e a cidade. Quando a gente começa a fazer um projeto, a primeira coisa é qual a história que a gente vai contar. É uma coisa meio a vida como ela é, a gente quer mostrar da onde a gente veio, o que a gente faz, o Brasil é isso, é uma coisa meio espontânea, o mais verdadeiro possível”.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.