Dossiê de Orquídeas: tudo o que você precisa saber sobre elas

As orquídeas são as preferidas dos nossos leitores. Abaixo, você tira dúvidas sobre cultivo, confere vídeos e uma galeria de fotos com flores maravilhosas 

casa-claudia-ama

Data da foto: 07/2007 Orquídeas da espécie Denphale, sobre bandeija, projeto dos arquitetos Roberto Migotto e Toioco Kamogawa. (/)

As orquídeas não precisam de muito espaço – o que é uma ótima notícia para quem tem apenas uma pequena varanda. O que a maioria das espécies exige é uma atenção à luminosidade, a umidade do ar e a rega. Como elas nascem geralmente em troncos de árvores e em cima de pedras, elas não devem ser expostas diretamente a luz do sol. Coloque-as em lugares sombreados. As flores não pedem muita rega, mas precisam estar em espaços úmidos já que sintetizam a umidade do ar. No Brasil, os gêneros mais comuns são as Cattleyas, Oncidiuns e Phaleanopsis. Muitas das orquídeas desses gêneros podem gerar plantas híbridas (mistura de espécies feita em laboratório). De acordo com Júlia Meyer Pflug, orquidófila e responsável pelo Portal da Orquidofilia – espaço no Orquidário Morumby que tem como objetivo o ensinar o cultivo da flor–, as híbridas são mais resistentes e fáceis de serem cultivadas. “Em apartamentos, o dono da orquídea deve manter o ambiente com algumas plantas para assegurar a umidade. A lavandeira, por exemplo, é um espaço muito bom para quase todas as espécies”, explica. Júlia, que cultiva orquídeas há nove anos, diz também que decantar a água antes da rega é importante já que esse procedimento permite que o cloro evapore e não prejudique o florescimento da planta. Com esses cuidados, as orquídeas devem florescer uma vez por ano. Confira abaixo outras reportagens sobre o tema. 

Quer ter uma orquídea, mas não sabe onde plantar? Que vaso escolher? Se precisa de prato embaixo do vaso? Quantas floradas ela dá ao ano? Confira esta reportagem com as nove maiores dúvidas sobre orquídeas respondida pela jornalista especializada em jardinagem, a Carol Costa.

Neste vídeo, Carol Costa dá dicas para cultivar orquídeas, direto do Ceasa em São Paulo

As orquídeas são flores tão inteligentes que adaptam-se a muitos locais a fim de atrair o polinizador perfeito. Com mais de 35 mil espécies no mundo todo, algumas são realmente bizarras — e fazem a alegria dos colecionadores. Confira 17 flores super estranhas que nem parecem orquídeas

Conheça este impecável orquidário com 4 mil espécies. Veja as fotos e um lindo vídeo neste link.

Aprenda o passo a passo da divisão de mudas de orquídeas.

Aprenda o jeito certo de regar um vaso de orquídea — e não é do jeito que você imagina, pode ter certeza!

Sabe quem é um grande apaixonado por orquídeas? O cantor Lenine! Confira aqui a reportagem em que ele conta ter mais de 600 espécies de orquídeas.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s