Esta loja reúne o melhor do design tcheco

No coração de Praga, endereço descolado reúne obras de cristal exclusivas – e lindas! – de artistas e designers locais

Loja-conceito afinada com o espírito de renovar a tradição na manufatura de cristais e outros objetos finos – da porcelana ao mobiliário –, a Cihelna ocupa o prédio com tijolos à vista de uma antiga fábrica construída há mais de dois séculos no centro histórico de Praga. Ambiciosa, a proposta da marca é reunir sob o mesmo teto o melhor do design tcheco de todas as modalidades. “Já estamos conquistando a atenção internacional”, conta a curadora Silvie Lubenova.

esta-loja-reune-o-melhor-do-design-tcheco

 (/)

1. O que há de novo no tradicional design tcheco?

O que há de mais novo é que o reconhecimento internacional está sendo reconquistado. Novas e crescentes são as possibilidades para designers e artistas, de fabricar e trabalhar em maior escala, em colaboração direta com os fabricantes. Nosso público é bem informado, educado, e valoriza peças e coleções de edições limitadas e originais. A nova geração de autores e designers em ascensão é forte, desafiadora, o que ajuda a criar uma plataforma fascinante.

2. Quais são os critérios de seleção da Cihelna?

O principal critério é que o designer ou fabricantes sejam tchecos! (risos) Isso por um lado pode parecer limitador, mas por outro permite concentrar a cena local e entendê-la de uma forma muito interessante. E não há como errar com essa regra! (risos)

3. Há espaço para o clássico em seu acervo?

Claro. Muitas das peças e coleções contemporâneas podem ser chamadas de novos clássicos. E sem dúvida, o design tcheco, suas técnicas e habilidades, são profundamente enraizadas nos clássicos, a partir deles construímos nossa tradição, e a base segura para maiores experimentações

4. Quem é o público-alvo da loja e o que eles esperam encontrar?

A maioria do nosso público é de estrangeiros em visita a Praga. Eles buscam um panorama completo e instigante do que está sendo produzido em design através da nossa seleção, mas o público local também visita com frequência. As peças que despertam mais interesse são sem dúvida as criações em vidro, o trabalho fantástico que resulta do nosso profissionalismo e apuro artesanal cultivado através da história. Tanto utensílios domésticos – jogos de mesa são os favoritos – quanto peças esculturais como vasos, travessas e outros objetos. Mas a porcelana também vem despertando muita atenção.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s