Faça você mesmo: 4 guirlandas diferentes de suculentas

Adapte a guirlanda natalina tradicional às tendências, criando modelos charmosos feitos de musgo e suculentas

A guirlanda é uma decoração natalina atemporal que traz beleza natural tanto ao interior da casa quanto à sua fachada. Isso não significa que ela seja imune às tendências.  Entre as adaptações da guirlanda tradicional, estão as feitas de suculentas, plantas charmosas e sucesso absoluto dos terrários. Separamos três maneiras de transformá-las no enfeite para inovar no décor festivo:

1. Guirlanda de suculentas falsas

4-maneiras-de-fazer-guirlandas-de-suculentas

 (/)

Feita de suculentas falsas, esta guirlanda do The Darice Craft Blog é ideal para quem não sabe cuidar de plantas ou irá usar o ornamento apenas no natal.

Materiais

  • Suculentas de plástico de tamanhos variados
  • Pistola de cola quente
  • Guirlanda pronta feita de galhos

Instruções

O número de suculentas necessárias para cobrir a guirlanda depende do tamanho do modelo pronto escolhido. A média é de 10 suculentas para um diâmetro de 30 centímetros.

2-maneiras-de-fazer-guirlandas-de-suculentas

 (/)

Prepare as suculentas plásticas removendo a maior parte do cabo de arame, de forma que elas possam ser inseridas na guirlanda sem que este apareça do outro lado.

21-maneiras-de-fazer-guirlandas-de-suculentas

 (/)

Passe cola na base de casa uma das plantas falsas e fixe-as na guirlanda nas posições desejadas, Pressione cada uma delas por um tempo e espere a cola secar para pendurar a guirlanda onde quiser.

2. Guirlanda de suculentas da florista

1-maneiras-de-fazer-guirlandas-de-suculentas

 (/)

Em seu estúdio, o L’Atelier Rouge, a florista Caroline Bailly recebe muitos pedidos para fazer guirlandas de suculentas. Ela deu a receita ao Architectural Digest

Materiais

  • Musgo
  • Espuma floral em formato de anel
  • Arame floral
  • Alfinetes florais
  • Variedade de suculentas pequenas
  • Variedade de cactos pequenos
  • Luvas de jardinagem

Instruções

Molhe o musgo para deixa-lo próprio pra a inserção de suculentas. Em seguida, envolva-o no anel aos poucos, usando o arame floral para prendê-lo.

Arranje as suculentas por cima do anel para ter uma ideia das posições em que cada uma ficará. Em seguida, insira as plantas entre o musgo e a espuma aos poucos, prendendo alfinetes ao redor da base das plantas.

Corte a parte de cima dos cactos coloridos e junte-os ao resto da guirlanda para trazer cor à composição.

3. Jardim de suculentas na guirlanda

3-maneiras-de-fazer-guirlandas-de-suculentas

 (/)

Uma alternativa à montagem acima, este tutorial da Connecticut Lifestyles usa uma guirlanda de musgo já pronta e trata as suculentas para que elas sejam usadas no décor mesmo após a época natalina.

Materiais

  • Par de alicates
  • Guirlanda pronta de musgo
  • Suculentas pequenas
  • Alfinetes florais
  • Balde com água
  • Barbante, fita ou corrente

Instruções

Mergulhe a guirlanda de musgo no balde, deixando-a completamente imersa de um a dois minutos no máximo. Limpe as suculentas, removendo a terra de suas raízes e tirando as folhas amareladas e secas da base. Em seguida-, coloque-as em água por cinco minutos. Enquanto isso decida como irá montá-las na guirlanda – experimente arranjar as maiores mais próximas à borda exterior e as menores à inferior.

Com as posições exatas decididas, faça pequenos furos no musgo com o alicate ou um prego grande. Eles devem ter o tamanho mais próximo possível das raízes – se forem grandes demais, não fixarão as plantas. Coloque as suculentas nos buracos, aos poucos, começando pelas maiores. Se elas não ficarem no lugar, espete os alfinetes florais próximos à base para fixa-las, nunca nas folhas.

Levante a guirlanda para garantir que não há nenhuma planta solta. Se tiver tempo, deixe-a deitada por uma semana para que as suculentas criem raízes mais fortes no musgo. Em seguida, prenda o enfeite na porta com um barbante, fita ou corrente!

Lembre-se de regá-las de uma a duas vezes por mês, dependendo do clima e da quantidade de sol do local em que a guirlanda está pendurada.

4. Minisuculentas de natal

4-maneiras-de-fazer-guirlandas-de-suculentas

 (/)

Diferente das guirlandas acima, este modelo do Apartment Therapy é feito com suculentas muito pequenas – uma alteração charmosa que deixa o arranjo ainda mais delicado.

Materiais

  • Musgo
  • Moldura para guirlanda feita de arame
  • Arame floral
  • Alfinetes florais
  • Suculentas de 3 até 5 centímetros
  • Laço de juta
  • Barbante floral rústico
  • Tesoura
  • Lápis

Instruções

44-maneiras-de-fazer-guirlandas-de-suculentas

 (/)

Remova as folhas na haste das suculentas e apare o final da raiz. Deixe-as descansando durante a noite para o corte se curar e as raízes se recuperarem. Molhe o musgo, saturando-o. Corte-o em pedaços e vá preenchendo a moldura – se ela vier separada em duas partes, prenda-as com o arame floral. Use um lápis para criar furos no musgo e inserir as pequenas suculentas. Fixe-as com os alfinetes florais.

45-maneiras-de-fazer-guirlandas-de-suculentas

 (/)

Decore a guirlanda com a fita de juta e pendure-a com o barbante. Regue-as levemente a cada duas semanas.

Leia também: 

O guia da suculenta: conheça as espécies e como cultivá-las

Faça você mesmo: móbile geométrico com plantas

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Elisa Santos

    Adorei, amo suculentas e ficam lindas em todos os tipos de arranjos. Trabalho com suculentas tb http://comocuidardesuculentas.com/lembrancinhas-suculentas bjoss

    Curtir