A guirlanda é uma decoração natalina atemporal que traz beleza natural tanto ao interior da casa quanto à sua fachada. Isso não significa que ela seja imune às tendências. Entre as adaptações da guirlanda tradicional, estão as feitas de suculentas, plantas charmosas e sucesso absoluto dos terrários. Separamos três maneiras de transformá-las no enfeite para inovar no décor festivo:
1. Guirlanda de suculentas falsas
(/)
Feita de suculentas falsas, esta guirlanda do The Darice Craft Blog é ideal para quem não sabe cuidar de plantas ou irá usar o ornamento apenas no natal.
Materiais
- Suculentas de plástico de tamanhos variados
- Pistola de cola quente
- Guirlanda pronta feita de galhos
Instruções
O número de suculentas necessárias para cobrir a guirlanda depende do tamanho do modelo pronto escolhido. A média é de 10 suculentas para um diâmetro de 30 centímetros.

(/)
Prepare as suculentas plásticas removendo a maior parte do cabo de arame, de forma que elas possam ser inseridas na guirlanda sem que este apareça do outro lado.

(/)
Passe cola na base de casa uma das plantas falsas e fixe-as na guirlanda nas posições desejadas, Pressione cada uma delas por um tempo e espere a cola secar para pendurar a guirlanda onde quiser.
2. Guirlanda de suculentas da florista
(/)
Em seu estúdio, o L’Atelier Rouge, a florista Caroline Bailly recebe muitos pedidos para fazer guirlandas de suculentas. Ela deu a receita ao Architectural Digest:
Materiais
- Musgo
- Espuma floral em formato de anel
- Arame floral
- Alfinetes florais
- Variedade de suculentas pequenas
- Variedade de cactos pequenos
- Luvas de jardinagem
Instruções
Molhe o musgo para deixa-lo próprio pra a inserção de suculentas. Em seguida, envolva-o no anel aos poucos, usando o arame floral para prendê-lo.
Arranje as suculentas por cima do anel para ter uma ideia das posições em que cada uma ficará. Em seguida, insira as plantas entre o musgo e a espuma aos poucos, prendendo alfinetes ao redor da base das plantas.
Corte a parte de cima dos cactos coloridos e junte-os ao resto da guirlanda para trazer cor à composição.
3. Jardim de suculentas na guirlanda
(/)
Uma alternativa à montagem acima, este tutorial da Connecticut Lifestyles usa uma guirlanda de musgo já pronta e trata as suculentas para que elas sejam usadas no décor mesmo após a época natalina.
Materiais
- Par de alicates
- Guirlanda pronta de musgo
- Suculentas pequenas
- Alfinetes florais
- Balde com água
- Barbante, fita ou corrente
Instruções
Mergulhe a guirlanda de musgo no balde, deixando-a completamente imersa de um a dois minutos no máximo. Limpe as suculentas, removendo a terra de suas raízes e tirando as folhas amareladas e secas da base. Em seguida-, coloque-as em água por cinco minutos. Enquanto isso decida como irá montá-las na guirlanda – experimente arranjar as maiores mais próximas à borda exterior e as menores à inferior.
Com as posições exatas decididas, faça pequenos furos no musgo com o alicate ou um prego grande. Eles devem ter o tamanho mais próximo possível das raízes – se forem grandes demais, não fixarão as plantas. Coloque as suculentas nos buracos, aos poucos, começando pelas maiores. Se elas não ficarem no lugar, espete os alfinetes florais próximos à base para fixa-las, nunca nas folhas.
Levante a guirlanda para garantir que não há nenhuma planta solta. Se tiver tempo, deixe-a deitada por uma semana para que as suculentas criem raízes mais fortes no musgo. Em seguida, prenda o enfeite na porta com um barbante, fita ou corrente!
Lembre-se de regá-las de uma a duas vezes por mês, dependendo do clima e da quantidade de sol do local em que a guirlanda está pendurada.
4. Minisuculentas de natal
(/)
Diferente das guirlandas acima, este modelo do Apartment Therapy é feito com suculentas muito pequenas – uma alteração charmosa que deixa o arranjo ainda mais delicado.
Materiais
- Musgo
- Moldura para guirlanda feita de arame
- Arame floral
- Alfinetes florais
- Suculentas de 3 até 5 centímetros
- Laço de juta
- Barbante floral rústico
- Tesoura
- Lápis
Instruções

(/)
Remova as folhas na haste das suculentas e apare o final da raiz. Deixe-as descansando durante a noite para o corte se curar e as raízes se recuperarem. Molhe o musgo, saturando-o. Corte-o em pedaços e vá preenchendo a moldura – se ela vier separada em duas partes, prenda-as com o arame floral. Use um lápis para criar furos no musgo e inserir as pequenas suculentas. Fixe-as com os alfinetes florais.

(/)
Decore a guirlanda com a fita de juta e pendure-a com o barbante. Regue-as levemente a cada duas semanas.
Leia também:
O guia da suculenta: conheça as espécies e como cultivá-las
Faça você mesmo: móbile geométrico com plantas

(/)
Adorei, amo suculentas e ficam lindas em todos os tipos de arranjos. Trabalho com suculentas tb http://comocuidardesuculentas.com/lembrancinhas-suculentas bjoss