Fenearte 2015: os talentos da arte popular no Recife

Apaixonada pelo tema, a editora de CASA CLAUDIA Regina Galvão conta suas impressões da Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina, realizada até domingo em Recife

Tenho uma cunhada louca por sapatos e conheço gente que não sossega enquanto não adquire as mais recentes novidades da indústria de cosmético. Confesso que meu mal é outro. Tenho paixão por arte popular brasileira. Esse tema entrou na minha vida há doze anos quando vim trabalhar em Casa Claudia e assumi a seção Artesãos. Nesse período, fiz inúmeras matérias e coordenei um álbum e um livro sobre o assunto. Imagine, então, minha alegria ao ser convidada a visitar a 16ª Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato), que acontece até domingo no Centro de Convenções do Recife. Lá, encontrei muitos mestres entrevistados por mim ao longo desses anos. Foi uma emoção retomar o contato com eles e admito não ter conseguido me controlar diante das peças expostas na principal área do evento. Comprei várias! Tantas que não couberam na mala e voltei carregada de sacolas e pacotes a São Paulo, bem ao estilo retirante. Assim como eu, admiradores e dezenas de colecionadores dessa arte circularam pela feira em busca dos melhores itens – em quatro dias, foram 112 mil pessoas. “Veio gente daqui, de São Paulo e de hotel da Bahia”, contou Sérgio Pereira dos Santos, conhecido como Serginho, um dos 51 talentos genuínos selecionados para ocupar a Alameda dos Mestres Janete Costa, coberta por uma comprida passarela vermelha. Na sexta-feira, um dia após a inauguração, ele já havia vendido quase todas suas esculturas de madeira. Cida Lima, de Belo Jardim, município a 182 km da capital, também se surpreendeu com o movimento no estande. “Não entendo porque estas cabeças de barro fazem tanto sucesso”, confessou baixinho. Além dos artistas de Pernambuco, esta edição reuniu mestres de Minas Gerais e do Piauí. Na galeria abaixo, você confere alguns dos destaques da Fenearte 2015 e fica sabendo também as peças que eu trouxe para casa…;-)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.