Fotógrafos ensinam como emoldurar e expor fotos

Donos do clique: quatro fotógrafos abrem sua casa e revelam como expõem seus trabalhos

Nada melhor do que aprender com os próprios fotógrafos sobre como expor fotos. Para tanto, visitamos as casas dos especialistas Valentino Fialdini, Tuca Reinés, Luis Gomes e Marcelo Greco para ver que tratamento eles dão a seus trabalhos. Você conhece as dicas de cada um logo abaixo. Temos também outras 3 ideias para compor arranjos de quadros, gravuras, telas, desenhos e esculturas nas paredes. Inspire-se!

Próximas à cama, quatro fotos do deserto do Atacama, emolduradas juntas, e ...

 (/)

Viagens na parede Paisagens e imagens de arquitetura preenchem as paredes do quarto do fotógrafo Valentino Fialdini. “Em geral, as pessoas reservam as melhores obras para expor na sala. Eu não. Gosto de ter coisas bacanas no quarto também”, diz. Em frente à cama, a foto em preto e branco mostra as ruínas de Angkor Wat, no Camboja, e a colorida, Petra, na Jordânia. Ambas são exemplos do trabalho artístico que Valentino desenvolve em viagens que faz com a mulher, a designer Dóris Sochaczewski. “Estas imagens em grande formato dão a ilusão de profundidade, como se fossem um espelho”, afirma. As fotos menores surgem em composições com objetos e obras de arte.

“A moldura não pode interferir na foto. Ela é apenas um arremate ...

 (/)

Acima da caixa que serve de criado-mudo, imagem do Museu Oscar Niemeyer, em C...

 (/)

A imagem avermelhada do morro chama a atenção no canto de leitura do fotóg...

 (/)

Natureza emoldurada

Viajando a trabalho pelo interior do Rio de Janeiro, o fotógrafo Tuca Reinés topou com a paisagem pendurada no canto de leitura de seu apartamento. “Vi o último reflexo da luz do dia batendo em um morro coberto de capim queimado. Pedi que o motorista parasse o carro e corri para o clique”, conta. A imagem foi para o arquivo pessoal do fotógrafo, abastecido por ele em oportunidades como essa, que aparecem em meio à agenda lotada. Depois de montar a foto em uma moldura branca e estreita, sem passe-partout, para uma exposição, Tuca a deu de presente para sua mulher, a designer gráfica Carla Reinés. “As imagens que temos em casa hoje são as que ela mais gosta”, diz.

“Usar ou não passe-partout depende da foto. Imagens com enquadramen...

 (/)

Um kit de prateleiras, à venda na Leroy Merlin, deu origem à estante. As fo...

 (/)

Boas lembranças na estante

Durante a produção de uma reportagem para a revista Casa Claudia, em 2005, o fotógrafo Luis Gomes montou uma estante composta de prateleiras em seu estúdio. “Deu um trabalho danado, mas mesmo assim resolvi copiar a ideia em casa”, conta, rindo. A peça aproveitou um canto sem uso, entre a cozinha e a escada para os quartos. No móvel, Lula – como é mais conhecido – apoiou fotos queridas, enquadradas em molduras variadas, sempre com passe-partout. “A moldura dourada, em que coloquei o retrato de minha filha mais velha, Tainá, foi comprada em um brechó”, conta. Pequenos objetos, alinhados mais à frente, ajudam a capturar o olhar para as imagens.

“Tenho fotos em quase todos os espaços da casa: recostadas em prate...

 (/)

O varal precisa ser de aço revestido de plástico. Assim, uma eventual ferru...

 (/)

Varal de experiências

Em seu ateliê – um anexo no terreno de casa -, o fotógrafo Marcelo Greco deixa as ampliações com as quais está trabalhando no momento presas em um varal, feito de cabo de aço revestido de plástico. “Olho para elas o tempo todo. Decido qual é o tamanho mais adequado, o tipo de moldura, se elas terão ou não passe-partout. O varal permite essa dinâmica e as imagens podem passar meses penduradas”, diz.

Fotos já emolduradas, da série Íntima Luz, Íntima – exposta na Pinacotec...

 (/)

“Emoldurada sem passe-partout, a fotografia passa a sensação de se...

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s