Juliana Helcer transforma objetos utilitários em arte e decoração

A artista visual Juliana Helcer transcende o tempo ao transformar peças de porcelana antiguinhas em objetos extremamente contemporâneos.

 

“Eu precisava de outro suporte que não fosse óleo sobre tela. Algo mais rápido para que eu pudesse me comunicar com as pessoas de imediato. Quase como pegar um papel, uma caneta e desenhar.” Foi assim que Juliana Helcer começou a pintar pratos de porcelana antigos garimpados em feirinhas, bazares, antiquários e nos mais diversos sites de decoração. Ao deparar com uma fase emocional delicada, Juliana fez de sua crise fonte de inspiração para criar uma linguagem própria. “Comecei a trabalhar nos pratos como se eles fossem um diário, e o que mais me chamou a atenção foi o canal de comunicação silencioso e claro que se criava entre mim e a pessoa que se identificava com aquele sentimento.” Nesse trabalho, texto e imagem compõem um estilo irreverente, com alusões ao rock and roll, mas que carregam também citações poéticas. As composições instigantes trazem na bagagem uma temporada de estudos no curso de artes visuais na Faap, em São Paulo. Hoje, morando no Rio de Janeiro, ela define sua pintura como figurativa, detalhada e exigente sem medo das cores. Mas, para ela, o mais encantador de seu trabalho é a sobreposição de formas, que resulta na transformação de um objeto utilitário em arte.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s