Lojas paulistanas que misturam moda, arte e decoração

Estes cinco endereços paulistanos capricham na curadoria ao misturar roupas, acessórios, móveis, objetos e quadros.

Onde tudo é permitido

Um dos patronos da casa é Andy Warhol (1928-1987). Só por essa escolha, dá para perceber a veia irreverente da Loja do Bispo, que também funciona como editora e galeria. “Este é um espaço mutante, que preza a liberdade”, diz Pinky Wainer, artista plástica e sócia fundadora. Ela explica que o endereço possui a vocação de resolver o dilema: o que presentear a quem já tem tudo? A oferta inclui peças criadas por ela e móveis restaurados.

Rua Doutor Melo Alves, 348, Jardins. Tel. (11) 3064-8673. www.lojadobispo.com.br

Trabalho, comida e balada

Dia e noite, é um entra e sai de gente nova e descolada. Fundada em 2009, a Cartel 011 reúne galeria para exposições temporárias, salão de beleza, grifes de moda e corners de objetos para a casa. Também oferece um espaço de coworking, em que convivem estúdios de design, fotografa e entretenimento. Entre as árvores do quintal, funciona o gostoso restaurante Feed Food, comandado pelos chefs Adriana Cymes e Victor Vasconcellos. À noite, a ferveção se instala em torno do bar Absolut Inn.

Rua Artur de Azevedo, 517, Pinheiros. Tel. (11) 3081-4171. www.cartel011.com.br

Difícil sair de mãos vazias

A Choix (“escolha”, em francês) nasceu estrelada: instalou-se numa área de 300 m² no térreo do Edifício Acal, de 1974, famoso por sua fachada com treliça de concreto armado. Concebida pelos empresários Rubens Gomez e Márcio Ribas, a loja equilibra móveis e objetos de design, música, moda, fotografa e arte. Na ambientação, o mobiliário expositor tem linhas simples, e os itens à venda saltam aos olhos. Entre as opções, há desde a Melissa assinada por Karl Lagerfeld até as luminárias de série Multiplástica Doméstica, de Brunno Jahara.

Rua Professor Artur Ramos, 181, Jardim Paulistano. Tel. (11) 2649-4265. www.lojachoix.com.br

Adereços multiculturais

A empresária e estilista Maria Helena Cabral é criteriosa. Para ela, buscar peças exclusivas, não importa em qual parte do mundo, e trazer para o acervo de sua loja, a Esencial, é uma questão de honra. Quando foi aberto, em 2000, o endereço era focado em decoração e se destacava pelos belos itens importados da Ásia. Hoje, também oferece roupas das grifes Matin de Mai, francesa, e Annette Görtz, alemã, entre outras, além de joias e bijus assinadas por designers do porte da indiana Jyotsna Singh, da italiana Milena Zuliani e da paulistana Miriam Mamber.

Rua Araçari, 246, Itaim Bibi. Tel. (11) 3168-5601. www.esencial.com.br

Os modernos se encontram aqui

Visitar a Galeria Nacional é descobrir as caras novas do design contemporâneo. O espaço apresenta a produção de nomes como Fábio Gurjão, Roberta Cardoso e Rodrigo Almeida. “Nossa seleção é multidisciplinar. Um artista plástico pode inventar um produto, e um designer industrial pode projetar peças de pura contemplação”, diz Priscilla Nasrallah, uma das proprietárias. “Somos comprometidos com o prazer que a arte propicia”, completa o sócio, Marcelo Maia.

Rua Barão de Capanema, 208, Jardins. Tel. (11) 3063-5731. www. galerianacional.com.br.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s