Milão 2018: os destaques da Semana de Design

CASA CLAUDIA esteve na cidade italiana acompanhando de perto todos os lançamentos e novidades das marcas que expõem na principal feira do segmento

Confira a seguir o nosso diário com todos os destaques do Salone del Mobile e do Fuorisalone, que aconteceram simultaneamente em Milão durante os dias 17 e 22 de abril:

Dia 7 (22/04)

No último dia da MDW, visitamos um jardim próximo ao espaço com peças do designer Alain Gilles; os lançamentos da Paola Lenti; a exposição que comemora o centenário de Achille Castiglioni, que fica em cartaz até o fim do ano; a celebração de 20 anos da UFO table, do designer Ferruccio Laviani. na Emmemobili; e a mostra Typecasting, da Vitra. Confira:

View this post on Instagram

#CASACLAUDIAMilão2018 Em comemoração ao centenário de Achille Castiglioni, a Fundação que leva o seu nome preparou uma pequena exposição que homenageia o seu bom humor e sua paixão por coisas estranhas, convidando designers do mundo todo para enviar como presentes "objetos anônimos", ou seja, pequenos artefatos do cotidiano que tenham formas e utilidades geniais – coisas pelas quais Castiglioni era apaixonado. A exposição vai até o fim do ano e fica no seu antigo estúdio. Aqui, uma das salas do estúdio, com sua famosa luminária Arco. #salonedelmobile #salonedelmobile2018 #fuorisalone #fuorisalone2018 #mdw2018 #milandesignweek #miladesignweek2018 #milano #milan #iphone7plus

A post shared by CASA CLAUDIA (@revistacasaclaudia) on

 


Dia 6 (21/04)

Nos lançamentos de hoje, conferimos a Horoscope Collection, da Missoni Home, com grafismos inspirados no horóscopo chinês; e o showroom da Hermés, que está investindo em suas linhas de casa. Ali, nos encantamos pelas louças e pelos móveis de madeira clara. Confira:

 


Dia 5 (20/04)

Durante as andanças de hoje, pudemos admirar a mostra conceitual da Nendo, as novidades da sempre extraordinária Moooi, a instalação do artista norte-americano Phillip K. Smith III, no Palazzo Isimbardi, para a COS, na dobradinha moda+design (que nossa diretora de redação Eliana Sanches destaca em sua coluna Fashion Décor, aqui), entre muitos outros lançamentos. Confira abaixo:

 


Dia 4 (19/04)

Hoje, a repórter Helena Tarozzo e a editora Denise Gustavsen tiveram a oportunidade de entrevistar grandes nomes da área, como a guru das tendências Li Edelkoort e a designer Ilse Crawford. Esses bate-papos você confere na edição de maio de CASA CLAUDIA. Além disso, registraram os lançamentos de grandes marcas como Kartell, Moroso, Fornasetti, Londonart, Marni, entre outras. Confira abaixo:

 


Dia 3 (18/04)

Hoje foi o dia de CASA CLAUDIA e SOLLOS receberam um time de convidados para uma visita guiada no Palazzo Litta e para um talk entre os designers Jader Almeida e Giorgio Bonaguro. As peças de Jader estão em exibição na mostra “Good News From Brazil”, dentro do palácio. Confira a cobertura do evento aqui, e todos os outros destaques do dia abaixo:

 


Dia 2 (17/04)

A convite da Deca e da By Kamy, fomos até Bologna, a uma hora de trem de Milão, para visitar o museu e a fábrica da Lamborghini. Alguns dos modelos mais icônicos da marca estão em exibição no museu, e é possível conhecer a linha de montagem dos carros, quase toda sem robôs, tocada manualmente em um processo personalizado. Uma boa opção de passeio para fazer durante a estada em Milão.

No Salone del Mobile e Fuorisalone visitamos os standes de diversas marcas e destacamos abaixo alguns dos lançamentos:

 


Dia 1 (16/04)

No primeiro dia em Milão, a convite do Club&Casa Design assistimos à uma série de palestras com profissionais da área do Design. Começamos com o italiano Attilio Stocchi, que possui um trabalho inspirado na natureza. “Creio que é bonito quando a arquitetura não se inspira em si mesma, mas sim na beleza do mundo”, disse Stocchi em entrevista para nossa editora Denise Gustavsen. “Meu prazer é andar em museus de história natural, em parques, sentir as folhas e ouvir o canto dos pássaros. É dali que trago inspiração”.

A segunda palestra foi com o designer Denis Santachiara, um dos pioneiros no processo de criação de produtos com impressora 3D. E, por último, o designer Jaime Hayon, que contou que gosta muito daquilo que vem como uma herança do passado. “Adoro coisas antigas. E adoro trazer temas antigos para o futuro”, disse.

Depois, seguimos para a colorida galeria de Rossana Orlandi. Por lá conhecemos o projeto Pet Lamp, do designer espanhol Alvaro Catalán de Ocón, que atua junto a comunidades artesãs de vários pontos do mundo. Sua última obra, a Ramingining 2, foi criada em parceria com artesãs aborígenes da Austrália Central. 

E também as peças do libanês Studio NADA DEBS, que mostra sua coleção de móveis, objetos e tapetes criados em parceria com artesãs da região.

Visitamos a incrível exposição em homenagem à Lina Bo Bardi na Nilufar Gallery.

O novo showroom da Casina foi reestruturado e ampliado para redefinir uma nova linguagem da cenografia de suas peças. O projeto tem assinatura de Patricia Urquiola.

O DIMORESTUDIO, sempre um dos mais aguardados em Milão, traz três propostas diferentes: uma delas é a exposição “Transfer”, que conta com cinco ambientes criados dentro de tendas de tecido, cada uma com um mood especial, e peças do acervo da DIMOREGALLERY. “Nossa ideia foi criar universos à parte, todos que remetem ao nomadismo. Seja a tenda de Sherazade ou uma cabana de praia”, contou Britt Moran, sócio do estúdio, à CASA CLAUDIA. Fora isso, os designers ainda têm mais duas mostras, uma no mesmo edifício desta e outra a duas quadras de distância.

View this post on Instagram

#CASACLADIAMilão2018 O @dimorestudio, sempre um dos mais aguardados em Milão, traz três propostas diferentes localizadas na Via Solferino neste ano. Uma delas é a exposição "Transfer", que conta com 5 ambientes criados dentro de tendas de tecido, cada uma com um mood especial, e peças do acervo da @dimoregallery. "Nossa ideia foi criar universos à parte, todos que remetem ao nomadismo. Seja a tenda de Sherazade ou uma cabana de praia", contou Britt Moran, sócio do estúdio, à CASA CLAUDIA. Fora isso, os designers ainda têm mais duas mostras, uma no mesmo edifício desta e outra a duas quadras de distância. (Via @helenatarozzo_) #revistacasaclaudia #dimorestudio #milano2018 #fuorisalone #apple #modoretrato #iphone7plus

A post shared by CASA CLAUDIA (@revistacasaclaudia) on

 


 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s