Milão: Cantiere del 900 é especializado em arte do século 20

O Cantiere del 900, em Milão, abriga um acervo de 189 peças que percorre a arte italiana produzida por artistas de peso, como Lucio Fontana e Emilio Vedova.

Simbiose perfeita entre interno e externo. Assim é o Cantiere del 900, o mais novo espaço expositivo de Milão, que faz parte de um projeto cultural promovido pela Intesa SanPaolo, instituição bancária italiana. Inaugurada em outubro passado, a galeria ocupa uma antiga sede de banco, construído pelo empresário Luca Beltrami em 1906 no melhor estilo art nouveau, com uma coleção de pinturas, esculturas, fotografias e instalações. Os luminosos ambientes do edifício, com seus pisos e arcos de mármore e estuques venezianos, deram lugar a 12 salas dedicadas a movimentos artísticos do século 20. O percurso vai desde o fim da década de 1940 até os anos 1990, em que se destacam o abstracionismo do artista Alberto Burri, o movimento espacialista de Lucio Fontana, a pop art dos anos 1980 e as esculturas modernas e reflexivas de Mauro Staccioli. O antigo cofre do banco foi transformado em uma minigaleria onde está guardada a obra Le Peintre et Son Modèle, de Pablo Picasso. Além disso, das janelas da cafeteria podem-se admirar o jardim interno da casa onde viveu o escritor milanês Alessandro Manzoni. A entrada é gratuita.

01-milao-cantiere-del-900-e-especializado-em-arte-do-seculo-20

 (/)

02milao-cantiere-del-900-e-especializado-em-arte-do-seculo-20

 (/)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s