O carinho e o afeto entre Carlos Motta e Etel Carmona

Como por um caminho natural, Etel Carmona uniu-se a Carlos Motta para reeditar a linha Atelier, criada pelo designer entre o fim dos anos 1970 e 2006.

*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

01-saiba-como-carlos-motta-e-etel-carmona-se-uniram

 (/)

A admiração mútua entre Etel Carmona e Carlos Motta é fruto de uma amizade entre profissionais que escolheram para seu jeito de fazer as coisas métodos e pensamentos semelhantes. A paixão pela madeira, a ergonomia perfeita e a responsabilidade socioambiental formam a base da trajetória desses dois designers, que representam uma fatia importante da produção de mobiliário brasileiro nas últimas décadas. Em um momento considerado maduro por eles, em que os conceitos sustentáveis estão consolidados, firmaram uma parceria que reeditou as peças da linha Atelier, criada por Motta ao longo de anos. “Foi algo mágico, não houve esforços ou grandes negociações, aconteceu simplesmente”, declara Etel. Segundo o designer, a coleção escolhida é especial porque nela houve uma dedicação máxima de sua intuição nos momentos de criação, em vários contextos diferentes.

02-saiba-como-carlos-motta-e-etel-carmona-se-uniram

 (/)

 

 

Além disso, esses móveis requerem um processo produtivo artesanal, acabamento impecável e, por consequência, marceneiros dotados de muito capricho e paciência. “Se eu não tivesse simpatizado com o sr. Moacir, que é o chefe de marcenaria da Etel, a linha não iria sair”, revela Motta. Formada por cadeiras e poltronas, a Atelier traz ao todo 13 modelos, que exibem os tons da madeira freijó, em um matiz suavemente claro.

03-saiba-como-carlos-motta-e-etel-carmona-se-uniram

 (/)

A cor é novidade, antes elas eram produzidas com outros tipos de madeira, como mogno e amendoim. Preocupado ao máximo com suas criações, Motta estranhou ao ver suas peças queridas fora de casa. “Parecia que eu estava vendo uma filha que ficou um tempo estudando em Londres e voltou diferente, mais branquinha”, brinca. E complementa: “Mas era a mesma, com todo o amor e afeto que sempre senti”. Segundo Etel, essa parceria afinada ainda pode render outros projetos.

04-saiba-como-carlos-motta-e-etel-carmona-se-uniram

 (/)

“Estamos fazendo um aquecimento para uma coisa maior amanhã. Então, vamos deixar acontecer”, finaliza.

05-saiba-como-carlos-motta-e-etel-carmona-se-uniram

 (/)

*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.