Opções de taças para vinho e dicas para receber bem no inverno

Com os acessórios certos, o vinho do jantar para receber os amigos pode ficar ainda melhor

02-opcoes-de-tacas-para-vinho-e-dicas-para-receber-bem-no-inverno

 (/)

Nos meses de frio, não temos dúvida de qual bebida escolher para um jantar ou para receber os amigos: o vinho. Os encontros podem ficar ainda melhores quando ele é apreciado com os acessórios certos. Separamos algumas dicas para servir a bebida e opções de taças, para a sua recepção de inverno ser impecável:

1. Escolha a taça correta

Cada tipo de vinho pede um modelo de taça. Com as transparentes e lisas você consegue avaliar a cor da bebida, principalmente dos tintos. Para eles, o modelo indicado é o para bordeaux. Já os copos de vinho branco são menores para que o líquido – que geralmente é servido gelado – seja consumido antes de esquentar. A versão para os brancos também serve para os rosês e os vinhos de sobremesa. Espumantes, por sua vez, pedem taças estreitas do tipo flûte.

2. Como armazenar as garrafas

Manter as garrafas em uma adega climatizada é a maneira mais eficiente de garantir a temperatura correta da bebida. Mas para quem não possui uma, os vinhos de consumo rápido podem ser conservados fora de adegas, desde que as garrafas fiquem deitadas em um local fresco, ao abrigo de luz, calor e odores fortes.

3. Coloque a quantidade certa

O desenho das taças de vinho – com fundo bojudo e boca mais estreita – é feito para que, quando você mexe a bebida, os aromas se desprendam e sejam direcionados para o nariz. Para que esse efeito não se perca, é importante não encher demais o copo, no máximo um terço.

4. Harmonização

Para desfrutar ainda mais dos vinhos, é essencial escolher acompanhamentos que harmonizem com o sabor de cada tipo. Os brancos vão bem com presunto cru, queijo brie e camembert, enquanto os brancos doces pedem frutas secas e damascos. Os rosês podem acompanhar salmão e caviar; os espumantes, ostras, frutas vermelhas frescas e patês. Já os tintos combinam com parmesão em lascas, queijo emmental e salames.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s