Os artefatos de couro do cearense Espedito Seleiro

O trabalho com o couro era herança de família. Desde que reproduziu o modelo de sandália criado pelo seu pai para Lampião, Espedito Seleiro não parou mais de criar.

0-artefatos-de-couro-do-cearense-espedito-seleiro

 (/)

Do avô e do pai, Espedito Seleiro, 73 anos, herdou a sabedoria de fazer artefatos de couro para vaqueiros. Esse foi o ganha-pão da família até 1985, quando chegou a seca no Ceará. “Precisava sustentar dez irmãos. Mas como?” A resposta surgiu ao observar o modelo de sandália feito pelo pai para Lampião, o rei do cangaço, que andou por ali nos anos 1930. “Resolvi reproduzi-la e também criei outros calçados e bolsas.” O negócio deu tão certo que a fama de Seleiro chegou aos ouvidos de estilistas da Cavalera, grife de roupas paulista, que buscavam um artesão para confeccionar peças de couro para um desfile da São Paulo Fashion Week, em 2005. Foi assim que, de um dia para o outro, Seleiro fez sucesso nas passarelas, na TV, nas revistas e até no cinema, vestindo Marcos Palmeira no filme O Homem que Desafiou o Diabo (2007). Além do vestuário, ele incluiu móveis em sua produção. “Eu mesmo faço os desenhos, os moldes, as costuras e a pintura com anilina. Só não mexo com madeira. Isso é com o marceneiro”, conta. Sua cadeira mais famosa é a Sertaneja. “Simples e forte, foi feita para durar a vida toda”, afirma o mestre.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s