Oscar Niemeyer: conheça a marquesa criada pelo mestre

A CASA CLAUDIA LUXO pediu aos internautas no Facebook que escolhessem entre duas criações do mestre: a cadeira de balanço ou a marquesa.  O público preferiu a marquesa

Oscar Niemeyer já era um arquiteto consagrado quando, em meados de 1970, começou a desenhar móveis – que hoje figuram na história do design brasileiro. A revista CASA CLAUDIA LUXO pediu aos internautas que curtem a página do Facebook que escolhessem entre duas criações do mestre: a cadeira de balanço ou a marquesa. Ganhou a marquesa, cuja história você conhece agora.

As curvas sinuosas da marquesa

Desenhada em 1974, a marquesa é feita de madeira prensada ebanizada com assento de palhinha natural. No livro Móvel Moderno no Brasil, Niemeyer comenta: “É interessante assinalar como a técnica da madeira prensada nos aproxima da arquitetura: a mesma possibilidade de novas formas, o mesmo empenho em reduzir a seção e simplificar o sistema construtivo”. O mesmo material foi utilizado em outras peças, como a própria cadeira de balanço, em 1977. Elas fazem parte da linha de mobiliário, que teve cerca de dez peças, desenhadas pelo arquiteto e produzidas em parceria com a filha, Anna Maria Niemeyer. 

Anna_e_Nie

 (/)

marquesa

 (/)

Niemeyer-2

 (/)

Niemeyer1

 (Nana Moraes | André Nazareth | Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s