Produção internacional “Made in Brazil” é destaque no Salão do Móvel

Coleção de móveis reúne o melhor do design mundial com fabricação brasileira de ponta. Os produtos poderão ser vistos também no Spazio Casa Claudia, na região do Duomo

Lançar móveis brasileiros na Semana de Design de Milão deixou de ser uma novidade. Agora, apresentar toda uma coleção assinada por renomados designers estrangeiros com o selo “Made in Brazil” é algo de surpreender até mesmo quem acompanha de perto a evolução de nosso design no cenário internacional. “Reunimos um time estelar – entre eles, Fabio Novembre, Alessandro Mendini e Nika Zupanc – que se entusiasmou com a ideia de ver suas peças produzidas no Brasil com altíssima tecnologia e materiais sustentáveis”, conta o empresário e designer Pedro Paulo Santoro Franco, mentor do projeto denominado A Lot Of Brasil (ele mantém o showroom A Lot Of, em São Paulo, desde 2004, com mobília nacional e importada). A nova coleção faz sua estreia no Salão do Móvel e no Spazio CASA CLAUDIA, na região do Duomo, e apresenta 15 produtos de 11 designers, que trazem na essência o espírito de inovar. “Pesquisamos durante dois anos as indústrias de ponta do país e firmamos parcerias com fornecedores dos setores de aviação e automobilístico”, diz Pedro Paulo.

Veja a entrevista com Vanni Pasca, diretor artístico da A Lot Of Brasil.

 

Supervisão italiana

Professor e curador de design, o italiano Vanni Pasca conheceu Pedro Paulo Franco por intermédio dos irmãos Campana. Em 2001, escolheu um móvel de Pedro para ilustrar a capa de seu livro Scenari del Giovane Design (O Cenário do Novo Design). Os dois se tornaram amigos e foi ao italiano que ele confiou a direção artística de sua nova marca.

entrevista-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

O que representa a marca A Lot Of Brasil?

Pedro é um grande amigo. Quando me convidou para ir ao Brasil e me contou sobre sua ideia de produzir uma coleção de design, fiquei encantado pela proposta. Os Campana, de quem conheço o trabalho de perto, deram força ao design brasileiro, com escolhas criativas, usando materiais pobres de forma experimental. Hoje, o Brasil está maduro para uma coleção “Made In Brazil” com designers brasileiros e estrangeiros, capaz de se fazer presente no mercado internacional.

 

Por que produzir no Brasil?

Na Itália e em todo mundo, se observa o Brasil como um país de grande crescimento econômico e cultural. Uma coleção de mobiliário de alta qualidade pode fazer frente ao mercado internacional de design. A Lot Of Brasil está nascendo no momento certo.

 

Qual é a linha da coleção e como foi feita as escolhas dos designers?

É uma proposta brasileira. Uma coleção produzida no Brasil com tecnologias alternativas e artesãos e materiais brasileiros. É também uma coleção global com designers italianos, estrangeiros e brasileiros, que serão cada vez mais presentes. Nesse primeiro momento, escolhemos designers muito famosos, como Vico Magistretti, Alessandro Mendini e Borek Sipek, jovens designers, como Fabio Novembre e Xavier Lust, e o designer brasileiro Henrique Serbena, um dos premiados no concurso para jovens designers organizado por Pedro Paulo com a Casa Claudia. Nosso estande no Salão do Móvel deste ano, foi projetado pelo Sandro Mendini.

 

Como foi a pesquisa de materiais e fabricantes?

Sempre acreditei que um país no qual existem marcas como Volkswagen, Hyundai e Fiat deveria necessariamente ter indústrias capazes de trabalhar com tecnologia avançada no uso de plástico, poliuretano e metal. Pedro encontrou esses fabricantes, o que nos permitiu iniciar a produção. Ele quis também trazer materiais brasileiros para a coleção, que nasce sob um conceito local versus global. Brasileira, porém internacional.

 

01-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

NIKA ZUPANC

Designer de produtos e de interiores, a eslovena ganhou reconhecimento internacional ao conceber a luminária Lolita para a holandesa Moooi. Cria para várias marcas internacionais.

02-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

 

 

 

 

 

03-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

VICO MAGISTRETTI

O premiado arquiteto italiano (1920-2006) criou móveis e luminárias que viraram clássicos do design. Trabalhou para marcas como Artemide, Cassina, De Padova, Flou e Kartell.

04-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

 

 

 

 

05-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

ALESSANDRO MENDINI

Arquiteto, designer, ex-editor-chefe de revistas, como Casabella e Domus, o italiano, 81 anos, assina objetos, móveis, pinturas, instalações e projetos de design de interiores.

06-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

 

 

 

 

 

07-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

PAOLO ULIAN

O designer industrial italiano, 52 anos, é vencedor de vários prêmios de design e tem exibido seu trabalho, composto de móveis e objetos, em mostras na Itália e no exterior.

08-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

 

 

 

 

 

09-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

PEDRO PAULO FRANCO

Arquiteto e designer, o paulistano estudou com os irmãos Campana, de quem sofreu forte influência. Em 2004, fundou a marca A Lot Of, com móveis de design nacional e internacional.

10-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

 

 

 

 

 

11-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

XAVIER LUST

O belga, 43 anos, iniciou a carreira desenhando móveis para a MDF Italia, em 2000. Suas peças, que se dobram em movimentos orgânicos, o levaram a vencer o Compasso d’Oro.

12-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

 

 

 

 

 

 

13-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

HENRIQUE SERBENA

Aos 39 anos, o paranaense participou de várias feiras nacionais e internacionais com seus móveis, utilitários e objetos decorativos. Já fez parte da Holaria Cerâmica Contemporânea.

14-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

 

 

 

 

 

15-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

STEFANO SANDONA

Aos 39 anos, ele pertence à nova geração do design italiano. Multidisciplinar, dialoga entre diferentes culturas e linguagens. Tem seu próprio estúdio, em Padova, com foco em mobiliário.

16-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

 

 

 

 

 

 

17-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

BOREK SIPEK

Arquiteto e designer, o tcheco nasceu em 1949, em Praga. Seus objetos de vidro colorido e seus móveis de formas surrealistas são premiados e reconhecidos mundialmente.

18-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

 

 

 

 

 

 

19-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

FABIO NOVEMBRE

Com um desenho sensual e vibrante, o arquiteto italiano cria peças para marcas como Cappellini, Meritalia e Casamania. Assina instalações e projetos de design de interiores.

20-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

 

 

 

 

 

21-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

ESTÚDIO PININFARINA

Um dos mais famosos estúdios de design do mundo é responsável pela criação de mais de 100 carros da Ferrari. O Cisitalia 202, de 1947, foi o primeiro carro a entrar no acervo permanente do MoMA de Nova York. Em 1986, surgiu a Pininfarina Extra com o objetivo de  ampliar a capacidade de desing da empresa fora do setor automotivo.

22-milao-moveis-fabricados-no-brasil-com-assinatura-de-designers-famosos

 (/)

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s